Aeroporto da Madeira investe 11 milhões de euros em novas áreas comercial e operacional

O Aeroporto da Madeira modernizou-se e inaugura hoje uma renovada área comercial, com novas lojas e mais 1.800m2 de área, uma expansão que representa a criação de 70 novos postos de trabalho. São também inauguradas melhorias a nível operacional, que se traduzem no reforço e reperfilamento da pista e num acréscimo de 1.500m2 de área útil, com a disponibilização de sete novas linhas de rastreio de bagagem de mão e passageiros que vão permitir aumentar a capacidade de processamento de passageiros em 83%. No total, estas obras significam um investimento de 11 milhões de euros.

Com esta modernização, o Aeroporto da Madeira passa a ter uma nova organização do espaço, diferentes fluxos de passageiros e introduz na oferta comercial novas lojas de grandes insígnias nacionais e internacionais.

Duty Free Store
Duty Free Store

Destaca-se uma ampla e renovada Duty Free Store, com um novo conceito de walk through e a loja Portfolio, dedicada à comercialização de artigos made of Portugal.

A cerimónia de inauguração conta com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira e assinala mais uma etapa de sucesso do Aeroporto, depois de 2015 ter ficado marcado pelo recorde no processamento de passageiros, chegando-se aos 2,7 milhões, mais 6,3% que em 2014.

Com o projeto que agora se inaugura, a nível operacional, vai ser possível processar 1400 passageiros/ hora no terminal, quando antes eram processados 720 passageiros/ hora. A nível comercial, as melhorias vão permitir um incremento das vendas do lado ar em 32%.

Esta modernização visa melhorar a experiência de utilização do aeroporto pelos passageiros, com a aposta numa oferta melhorada e diversificada, mas também com uma forte aposta no incremento de capacidade do controlo de segurança, o que fará com que os passageiros fiquem menos tempo em filas de espera.

As obras de intervenção realizadas na área comercial, com vista a melhorar a experiência do passageiro, traduzem-se nos seguintes pontos:

• Relocalização e aumento da área da mainshop adotando o conceito de walk through;
• Relocalização, expansão, diversificação e melhoria das áreas de retalho especializado;
• Melhoria da oferta de restauração e introdução de novos conceitos, incluindo áreas de esplanada, com vista mar e pista.

A nível operacional as melhorias são:

• Aumento da área de rastreio de passageiros de 650 m2 para 1.500 m2;
• Disponibilização de 7 linhas de rastreio de bagagem de mão e passageiros e em consequência duplicação da capacidade de processamento do rastreio de passageiros (de 720 pax/hora para 1400 pax/hora);
• Duplicação de área de espera e de verificação de passaportes (de 300m2 para 650 m2);
• Adopção de uma configuração variável nas salas de embarque, permitindo que as áreas afectas aos voos Schengen e não Schengen variem sendo facilmente adaptáveis aos perfis do tráfego de cada dia;
• Criação de uma sala de trânsitos;
• Disponibilização de mais três portas de embarque (1 Schengen e duas não Schengen);
• Reforço e reperfilamento dos pavimentos betuminosos: pista, caminhos de circulação e áreas envolventes. Estas melhorias representam cerca de 60% do total do investimento efetuado.