A ANA Aeroportos de Portugal assinou recentemente com a Mesa, empresa de referência na engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo Hi Fly, a licença para construir um segundo hangar no Aeroporto de Beja. Este novo investimento de 60 milhões de euros permitirá triplicar a capacidade de manutenção, reforçando o papel do aeroporto como polo de desenvolvimento aeroespacial e industrial na Europa.
O novo hangar, com 11.000 metros quadrados, será construído junto às atuais instalações e permitirá a manutenção de todas as aeronaves da família Airbus. A Mesa irá reforçar a sua capacidade de prestação de serviços, incluindo manutenção pesada e em linha, modernização de interiores, substituição de motores e trens de aterragem, testes hidráulicos, correção de avarias e inspeções baroscópicas de motores.
O acordo foi assinado a 3 de dezembro de 2024, na presença de representantes da ANA – Aeroportos de Portugal e da Mesa, consolidando a parceria entre as duas entidades e o compromisso com a expansão do Aeroporto de Beja.
Segundo Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, “a assinatura desta licença representa um passo importante para o crescimento do Aeroporto de Beja, reforçando o compromisso da ANA|VINCI Airports com o desenvolvimento das regiões onde opera. Este projeto fortalece a posição de Portugal no setor da manutenção aeronáutica e impulsiona a economia local. Felicitamos a Mesa e reconhecemos o trabalho das equipas da ANA envolvidas neste processo.”
Para David Cruz, CEO da Mesa, “estamos muito satisfeitos por dar este passo, que marca uma nova fase para a Mesa. Desde a abertura do primeiro hangar em 2021, temos registado um crescimento sólido. Com este segundo hangar, iremos triplicar a nossa capacidade e continuar a oferecer serviços de excelência aos nossos clientes. Agradecemos a colaboração da ANA e estamos empenhados no desenvolvimento do Aeroporto de Beja.”