O Aeroporto de Faro contará com novas conexões a partir deste verão, incluindo ligações diretas para 3 novos mercados internacionais, segundo comunicado da ANA – Aeroportos de Portugal.
A ANA – Aeroportos de Portugal registou em 2024 um crescimento recorde no tráfego de passageiros em todos os seus aeroportos, salientando-se a expansão da rede de rotas e os significativos investimentos estratégicos nas infraestruturas. Estes resultados reforçam a posição de Portugal como um hub de aviação de referência na Europa e evidenciam o compromisso da ANA e da VINCI Airports com a melhoria contínua da experiência aeroportuária.
O Aeroporto Gago Coutinho (Faro) registou 9,8 milhões de passageiros em 2024 (+2%), com um novo recorde na temporada de inverno de 2024, registando um aumento de 34% na capacidade de lugares em relação ao inverno de 2019 (+2% face a 2023), reforçando a sua atratividade como destino durante todo o ano.
O compromisso da ANA com a expansão da conectividade global traduz-se na introdução de novas ligações estratégicas e no aumento da capacidade em diversas companhias aéreas. No verão de 2025, o aeroporto de Faro contará com 86 Rotas para 75 destinos e prevê-se, em média, 821 frequências semanais – um acréscimo médio de 8% do número médio de frequências semanais face ao Verão homólogo. A conectividade do Algarve passa a fazer-se a 22 mercados internacionais, estando ligado neste verão a três novos mercados: EUA, Finlândia e Islândia.
Mais concretamente, estas rotas novas serão com destino a Nova Iorque, a Helsínquia e a Reiquiavique. Para além disso, irão haver novas ligações (ou seja, outra companhia a voar para destinos já existentes) para Berlim, com a Eurowings, Bournemouth, com a Jet2.com, Londres Luton, com a Jet2.com, Zurique, com a easyJet, e Bordéus, com a easyJet & Transavia.
Assim, a conectividade às principais cidades/hubs irá totalizar: 147 frequências semanais para Londres (Reino Unido), 51 para Dublin (Irlanda), 30 para Paris (França), 27 para Lisboa, 22 para Amesterdão (Países Baixos) e 17 para Frankfurt (Alemanha).
Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais e de qualidade de serviço, a ANA/VINCI Airports está a implementar um programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia (UPGRADE), abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão.
No caso do Aeroporto de Faro, com o intuito de aumentar a área de processamento de passageiros no controlo de fronteira de chegada, foi criada uma nova área de desembarque para chegadas de passageiros cuja origem obrigue a efetuar o controlo de fronteira para entrarem no espaço Schengen. Refira-se ainda a obra de substituição da cobertura, ainda a decorrer, correspondendo a um investimento total na ordem dos 17,3 milhões de euros.