Aeroporto de Faro recebe pela 1.ª vez mais de 10 milhões de passageiros

O Aeroporto de Gago Coutinho – Faro vai terminar 2025 com o maior resultado de sempre, ao ultrapassar, pela primeira vez, a marca dos 10 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 6% face a 2024.

Em 2025, foi reforçada de forma significativa a conectividade internacional com a abertura de seis novas rotas — Newark com a United Airlines, Helsínquia com a Finnair, Reykjavik com a Play, Funchal com a TAP, Riga com a Air Baltic e Cracóvia com a Ryanair — e nove novas operações, incluindo Berlim com a Eurowings, Bournemouth e Londres-Luton com a jet2.com, Zurique com a easyJet, Bordéus com a easyJet e a Transavia France, Londres-Gatwick com a Wizz Air, Londres-Southend com a easyJet e Amesterdão com a Tui Netherlands.

Quatro novas companhias aéreas juntaram-se à operação regular, elevando para 33 o número total de transportadoras presentes em Faro. Atualmente, o aeroporto está ligado a 22 países e 77 destinos, reforçando a sua relevância no panorama europeu.

Reino Unido mantém-se como o principal mercado, representando 46% do tráfego total, seguido da Alemanha, Irlanda, França e Países Baixos.

O inverno 2024/25 foi o melhor de sempre, com um crescimento assinalável que contribui para a redução da sazonabilidade. Entre 2015 e 2025, o tráfego no inverno mais do que duplicou.

Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports, afirmou que “ultrapassar os 10 milhões de passageiros é um marco histórico para o Aeroporto de Faro no ano em que comemora 60 anos. Este resultado reflete a confiança dos passageiros, parceiros, comunidade e companhias aéreas, assim como o empenho das nossas equipas. Continuaremos a investir para ligar o Algarve ao mundo com uma ambiciosa estratégia de sustentabilidade para garantir que o futuro seja tão promissor quanto este presente”.

A ANA|VINCI Airports está a investir na modernização, eficiência operacional e qualidade de serviço dos aeroportos portugueses. No Aeroporto de Faro destaca-se a renovação total da cobertura do terminal de passageiros, renovação do sistema de climatização a aposta na inovação e tecnologia através da utilização da biometria – Biometrics by VINCI Airports – e da introdução de um novo sistema de self-service bag drop que simplifica a entrega da bagagem de porão. Refira-se também a renovação da frota com veículos baixas emissões e a aquisição de novas viaturas de socorro e salvamento.

O Aeroporto Gago Coutinho é uma referência em termos da gestão ambiental, apresentando uma redução de mais 80% das suas emissões de âmbito 1 e 2 em 2025. A estratégia que tem vindo a ser implementada nos aeroportos portugueses promove a descarbonização do setor da aviação, um trabalho em conjunto com os parceiros e comunidade com resultados concretos, destacando-se a promoção da eficiência energética através da instalação de 100% de iluminação LED, eletrificação da frota e utilização de combustíveis sustentáveis como o HVO e SAF. Salienta-se a aposta em energias renováveis, com a instalação de uma central fotovoltaica que garante desde 2022 cerca de 30% da energia elétrica do Aeroporto.