Aeroporto de Lisboa é o que menos cumpre horários

A falta de pontualidade nos aeroportos portugueses continua elevada, revela um estudo da AirHelp, uma empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos. A análise foi feita com base nos voos com partida dos principais aeroportos em Portugal em 2017. Em média, cerca de 23% das partidas chegam atrasadas ao destino e o aeroporto de Lisboa é o que menos cumpre horários.

Em 2017, cerca de 185 mil voos partiram dos principais aeroportos portugueses – Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores. A grande maioria cumpriu o horário de destino, no entanto, “a taxa de atrasos continua alta, entre os 16% e os 30%, dependendo do aeroporto de partida”, anuncia a AirHelp.

Na análise desta empresa destacam-se pela positiva os aeroportos do Porto e de Faro, que melhoraram a sua taxa de pontualidade. O aeroporto da cidade invicta passou de uma taxa de 77% de pontualidade, em 2016, para 79%, em 2017. Já o aeroporto de Faro passou de 81%, em 2016, para 84%, em 2017.

O aeroporto da Madeira manteve o desempenho de 82%, enquanto Lisboa e Ponta Delgada baixaram a performance neste parâmetro. “O aeroporto Humberto Delgado apresenta a pior média: 30% das partidas chegam ao destino com atraso”, lê-se no documento enviado à comunicação social.

 

O melhor e o pior dia para viajar

Segundo os dados recolhidos pela AirHelp, a taxa de pontualidade dos voos que partem de Portugal é mais elevada à segunda-feira (77% dos voos chegam ao destino dentro do horário previsto). Por outro lado, quinta-feira parece ser o dia mais propício a perturbações – 29% chegam ao destino com atraso.

O pior horário para viajar é ao princípio da tarde – 30% dos voos que partem entre as 12:00 e as 15:59 aterram fora de horas. Quem pretende mesmo chegar a horas ao destino, o melhor é marcar viagem com partida à noite ou de madrugada. O melhor período do dia para viajar é no horário 22:00/05:59 que surge no topo da pontualidade, com uma taxa de sucesso de 79%.

 

Os principais destinos

De acordo com os mesmos dados, os principais destinos de voos internacionais com partida de Portugal foram outros países europeus. Olhando para as primeiras dez posições do top 100, encontram-se cidades como Madrid, Paris, Londres e Amesterdão. No final do ranking, estão destinos como Estocolmo, Bilbau, Glasgow e Toronto.