Aeroporto do Porto distinguido como “Best European Airport”

Aeroporto do Porto distinguido como “Best European Airport”

Categoria Business, Transportes

O Aeroporto do Porto foi distinguido, pela primeira vez, como Best European Airport 2022 pelo ACI Europe, a organização internacional dos aeroportos. Na atribuição do prémio foi destacada a recuperação da atividade após crise pandémica, a qualidade de serviço e as ações implementadas no âmbito da sustentabilidade constantes no compromisso ambiental da VINCI Airports.

Em termos de projetos sustentáveis, destaca, o ACI Europe, a criação do Forum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono, os projetos de reutilização da água (dos veículos dos socorros e das garrafas dos passageiros, para rega e lavagens nos aeroportos), a redução da pegada hídrica e o sistema inovador de triagem de resíduos com
uma central dedicada no Aeroporto. O Fórum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono constitui uma iniciativa da ANA Aeroportos de Portugal que convida os vários parceiros (companhias aéreas, handlers, setor de mobilidade e câmaras municipais) para, em conjunto, estabelecerem metas e implementarem ações concretas para a diminuição da pegada carbónica do setor da aviação. Refira-se que, recentemente, o Aeroporto do Porto – assim como oito aeroportos portugueses – receberam o nível 4 de acreditação de carbono.

Os critérios de avaliação para os prémios desde ano estiveram sobretudo relacionados com a qualidade de serviço e a implementação de medidas durante a crise pandémica nas áreas operacionais, saúde e segurança, gestão comercial, no contexto da estratégia de sustentabilidade do aeroporto e da sua recuperação financeira. E foi com evidências fortes da concretização destas medidas e da sua qualidade, que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vê agora atribuído o prémio de melhor Aeroporto Europeu nos aeroportos entre 10-25 milhões de passageiros. Saliente-se que no ano passado foi-lhe atribuída, no mesmo fórum, a menção Highly Commended, a par com o Aeroporto de Lisboa.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro volta a ser destacado pelo ACI Europe, num momento em que atinge resultados positivos na recuperação da sua atividade. Refira-se que este aeroporto tem sido recorrentemente premiado pela ASQ ACI (Airport Service Quality), recebendo diferentes distinções em posições cimeiras nos últimos 15 anos.

Assim como todos os aeroportos da ANA Aeroportos de Portugal, o Aeroporto do Porto manteve a sua operação durante a crise pandémica, tendo sido à data destacado pela eficaz implementação das medidas sanitárias e gestão de passageiros, Voice of Customer e Hygiene Awards, acreditado pelo Clean & Safe do Turismo de Portugal e certificado pelo Bureau Veritas.

Em paralelo, as equipas da ANA Aeroportos de Portugal e da VINCI Airports mantiveram-se empenhadas na retoma da atividade, trabalhando ao nível do desenvolvimento de rotas o que a par com a atratividade da região Norte tem permitido obter resultados muito positivos de recuperação de tráfego e de conectividade.

Neste momento, o Aeroporto do Porto já superou o nível de conetividade do verificado no Verão de 2019, sendo agora disponibilizadas 100 rotas regulares (em 2019, eram 99). Refira-se que durante um período tão desafiante para todo o setor da aviação, a infraestrutura foi melhorada com a ampliação do taxiway, foram desenvolvidas e
implementadas novas soluções/ inovadoras, e reforçados compromissos no âmbito da sustentabilidade.

Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal, afirma: “É com muita satisfação que recebemos tão elevada distinção por parte do ACI-Europe, a mais respeitada e reconhecida avaliação no setor, que resulta do empenho e profissionalismo das equipas da ANA|VINCI Airports na gestão da operação qualidade de serviço e retoma de atividade. Continuaremos comprometidos com o desenvolvimento da conetividade da região Norte,
promovendo o Aeroporto do Porto como uma porta de entrada eficiente, sustentável e inovadora, que irá contribuir para a recuperação económica e do setor do turismo em Portugal. Este é o reconhecimento do trabalho diário realizado pelas equipas do Aeroporto do Porto, e de toda a comunidade aeroportuária a quem dirijo o nosso agradecimento.”