Aeroportos europeus já perderam 1,5 mil milhões de passageiros

Olivier Jankovec, diretor geral do Airports Council International (ACI) Europe, que representa 500 entidades de 46 países, afirmou, no 30º congresso e assembleia anual da entidade, que até agora, os aeroportos europeus já perderam 1,5 mil milhões de passageiros devido à pandemia da Covid-19. Adianta também que já reduziram os seus custos operacionais em três mil milhões de euros e travaram investimentos de 2,6 mil milhões de euros.

O jornal Negócios explica que, por semana, os aeroportos na Europa estão a “queimar” 350 milhões de euros, havendo 200 infraestruturas em risco de insolvência e 16 mil milhões de euros de dívida adicional contraída.

O responsável acredita que os níveis de procura pré-Covid só regressarão em 2024 ou 2025. E que a recuperação passará pelas viagens de visita a familiares e amigos, turismo e estadas curtas, numa altura em que as empresas perceberam que é possível fazerem boa parte do seu negócio com recurso a plataformas virtuais.

Olivier Jankovec sublinha estar convicto de que as low cost vão vencer esta crise, com a sua oferta ponto a ponto de médio curso.