Agências de viagens reforçam aposta na BTL 2016

A 28ª edição da BTL, que se realiza de 2 a 6 de março do próximo ano, tem já contratados 7000m, o que representa um aumento de 10% face ao mesmo período do ano anterior, um número que Fátima Vila Maior, diretora da área de feiras da FIL e responsável pela BTL, acredita que se deverá manter. A feira tem também já confirmadas a participação de várias empresas do setor das agências de viagens e também de companhias aéreas. “No seguimento da estratégia  implementada em 2011 de abrir a BTL ao público, teremos, nesta edição de 2016, a participação, pela primeira vez, das agências de viagens Halcon e Tui e assistimos a um maior investimento dos agentes de viagens”, afirmou Fátima Vila  Maior, num encontro com os jornalistas, na passada sexta-feira, em Lisboa.  Também a Abreu, a Geostar, a QViagens, o grupo GEA e também a APAVT irão reforçar a sua participação com aumento de espaço contratado. “Estamos a sentir finalmente que a BTL é um bom instrumento de venda. Este será o ano de consolidação da feira enquanto produto de venda ao consumidor”, frisou Fátima Vila Maior, acrescentando que o objetivo é que “a BTL seja para os portugueses um local para decidir as suas férias”.

Também Vítor Neto, presidente da comissão organizadora da BTL não tem duvidas de que a edição da BTL de 2016 “será melhor que as anteriores”. Relembrando os “momentos difíceis” pelos quais passou a BTL nos últimos anos, o responsável reafirmou a importância do certame para o setor. “A BTL tem sido a plataforma de encontro do turismo, uma vez que não temos no setor outro sítio onde as pessoas e as empresas se encontrem todas”, afirmou o responsável.

A edição de 2016 contará assim com algumas novidades. Haverá um reforço no espaço dedicado às startups e será lançado um novo segmento, no campo dos hosted buyers, dedicado aos Festivais de Música.  No dia 3 de março, irá realizar-se uma Conferência sobre Turismo e os Festivais de Verão, organizada pela Talkfest, e no dia 4 de realizam-se os prémios “Turism Train Experiences”, promovidos pela Universidade Europeia. Neste mesmo dia, tem lugar o primeiro fórum de empregabilidade do setor do turismo, organizado pelo Fórum Turismo 2.1 e a Amadeus Portugal.

A BTL contará com a presença de 36 destinos internacionais, entre os quais se destacam o regresso do Egito e a estreia do Japão. O programa de hosted buyers contará com a participação de cerca de 400 compradores internacionais.