Agentes do setor querem Ministério do Turismo e Cultura

O nível de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em outubro, 78 pontos, um ligeiro acréscimo face ao último registo observado em maio de 2019. Estes dados integram a edição número 60 do Barómetro do Turismo do IPDT, que avalia o nível de confiança no setor do turismo desde 2010. Os membros do painel mostram-se confiantes mas apontam o dedo à instabilidade internacional, designadamente o Brexit, o acordo Erdogan/Trump e uma possível recessão alemã, pedindo algumas cautelas no que toca a perspetivas de futuro para o setor.

Nos próximos seis meses o painel prevê um aumento do investimento privado, a par de uma diminuição da carga fiscal e do endividamento das empresas. Por seu turno, o investimento público, a procura turística externa e a atividade turística deverão ter pior desempenho, de acordo com barómetro que inquiriu 162 profissionais do turismo em Portugal.

Segundo os dados agora divulgados, mais de 50% dos inquiridos acreditam que o natal e fim de ano de 2019 vão ser idênticos ao mesmo período de 2018, no que toca a dormidas, número de turistas e receitas, tanto ao nível do mercado interno como do externo.

No que diz respeito à avaliação do verão de 2019, mais de 40% dos inquiridos acreditam que o desempenho do turismo nacional tenha sido melhor no que diz respeito a número de turistas, dormidas e receitas.

A grande maioria dos inquiridos (48%) mostra-se agradado com a ideia da eventual criação de um ministério do turismo e cultura na próxima legislatura. Por sua vez 28% é contra, enquanto que um quarto dos inquiridos é indiferente. O presidente do IPDT – Instituto de Turismo, António Jorge Costa, considera estes “resultados interessantes, tendo em conta a relação estreita entre turismo e cultura e as sinergias e mais valias que estes setores aportam entre si”.

O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional.