AHETA considera que “TAP não teve e nunca terá uma estratégia para o turismo do Algarve”

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), afirma, em comunicado que a “TAP nunca teve, não tem e, segundo tudo indica, nunca irá ter uma estratégia direcionada para o turismo do Algarve”.
Afirmando que a companhia aérea nacional representa pouco mais de 3 por cento do movimento anual de passageiros registados no aeroporto de Faro, a associação entente que “os enormes prejuízos acumulados pela transportadora aérea nacional, embora pagos por todos nós, não podem ser imputados nem à região nem ao seu turismo. Só em 2015, de acordo com os últimos dados conhecidos, a TAP registou o maior prejuízo de sempre, cerca de 150 milhões de euros”.

Para a associação, “o transporte aéreo e a gestão aeroportuária são duas faces da mesma moeda, não tendo a companhia aérea de bandeira, em nome do interesse público, e no que ao Algarve diz respeito, cumprido o papel a que estava obrigada, tanto mais que o turismo é um sector estratégico e prioritário da economia portuguesa”.

No mesmo comunicado, a AHETA lembra que as “sucessivas alianças celebradas pela TAP ao longo das últimas décadas foram, claramente, lesivas dos interesses do turismo do Algarve, designadamente no que se refere ao abandono de “slots” em aeroportos considerados estratégicos para a actividade turística regional, como Heathrow, por exemplo”.

“Apesar da TAP nunca ter contado com o turismo do Algarve e o Algarve nunca ter contado com a TAP, os empresários hoteleiros e turísticos recusam alimentar uma guerra norte / sul nesta matéria e esperam, vivamente, que a transportadora aérea nacional consiga ultrapassar os graves problemas financeiros em que se encontra mergulhada, melhor forma de evitar que todos paguem os benefícios de alguns”, conclui a direção da AHETA.