AHP: Algarve contraria expectativas para o verão e cresce acima da média nacional em todos os indicadores

AHP (Associação da Hotelaria de Portugal) acaba de revelar o balanço da atividade hoteleira durante este verão, num inquérito realizado de 1 a 14 de outubro aos seus associados. Como no ano passado a associação não realizou esta estatística, os dados foram comparados aos obtidos pelo INE em, 2023.

Compreendendo os meses de verão, de junho a setembro, a taxa de ocupação manteve-se estável, nos 81%, face ao ano anterior, o preço médio subiu para os 173 euros e a estada média também cresceu para 3,1 noites.

Neste acumulado, os maiores destaques vão para o Algarve, para os Açores e para a Madeira, nos três indicadores, sendo que a maioria dos inquiridos de cada uma destas regiões concordou que os resultados, em geral, foram melhores ou muito melhores do que o período homólogo.

Outro fator apontado pela AHP foi o crescimento dos meses de junho e setembro.

De um ponto de vista mensal, junho subiu a taxa de ocupação em 3% face ao ano passado, ficando nos 77%, um crescimento acompanhado pelo preço médio e pela estada média. Os destaques do mês foram Açores e Madeira por conseguirem ficar acima da média nacional da taxa ocupação, e o Algarve por superar a média nacional em todos os indicadores e ultrapassar os quatro dias de estada média. Por contrário, o Norte e Oeste e Vale do Tejo ficaram abaixo da média nacional em todos os indicadores.

Em julho a tendência foi semelhante ao mês anterior, com ligeiras subidas face aos registos do INE em 2023. O Algarve, os Açores e a Madeira voltaram a brilhar, ficando acima da média nacional tanto no preço médio, na estada média como na taxa de ocupação. A pior performance, abaixo da média nacional, voltou a verificar-se no Norte, no Oeste e Vale do Tejo, mas também na região Centro.

Por sua vez, agosto foi o “mês campeão das vendas”, com as mesmas regiões anteriormente apontadas a terem uma performance excecional, segundo os dados da AHP, essencialmente o Algarve, vindo contrariar as notícias de que a região estava a abrandar nestes termos.

EUA a entrar no top 3 dos mercados

Durante o verão, 73% dos inquiridos continuaram a apontar Portugal como um dos seus mercados principais, seguindo-se 53% a apontar o Reino Unido e 51% a indicar os EUA, mercado emissor em crescimento potente e já mais apontado do que Espanha, Alemanha e França por alguns dos associados.

Todavia, nas regiões Norte, Centro, Setúbal, Algarve e Madeira, os EUA ainda não figuram no top 3 da maioria dos inquiridos.

É ainda destacado o decréscimo do mercado francês, sendo que no acumulado de janeiro a agosto o número de dormidas deste mercado baixou 2,8% e foram registados menos 3,1% de hóspedes desta nacionalidade.

Booking lidera reservas

96% dos associados apontaram a Booking como um dos principais canais de reserva para este verão e 78% confirmaram um bom domínio do website próprio. As agências de viagens já são apontadas por menos de metade dos inquiridos.

Por Diana Fonseca