AHP apresenta novas medidas à Câmara Municipal de Lisboa

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), enviou à Câmara Municipal de Lisboa, a pedido da própria, um conjunto de medidas, que vêm no seguimento das que foram enviadas em abril deste ano.

Em comunicado enviado às redações, a AHP realça que as medidas apresentadas são orientadas para dois eixos: “promoção turística” e “serviços municipais, rendas, taxas ou tarifas e impostos municipais”.

Para Raul Martins, presidente da AHP, “as medidas que venham a ser implementadas devem ser orientadas quer para o apoio à sobrevivência das empresas, como estímulo ao turismo interno e espanhol no que resta do verão e outono, mas também como medidas de mais longo alcance, para a retoma progressiva do setor. Sem empresas não haverá seguramente retoma do Turismo”.

Entre as medidas apresentadas, destacam-se:

  1. No imediato, e aproveitando a realização da Champions League em Lisboa, ainda que com as expectáveis limitações, organizar ‘fam trips’, personalizadas e altamente qualificadas, para os jornalistas que vêm acompanhar esse evento;
  2. Dada a total ausência de turismo na cidade, criar estímulos dirigidos para a pouca procura que temos, mas que estimule a economia local: atribuição de um voucher ou vale de desconto a ser utilizado por cada turista que pernoite em estabelecimentos hoteleiros e alojamento local coletivo (hostels e guesthouses),  por um mínimo de 3 noites,  no valor de €50 por pessoa, para que este possa, à sua escolha, descontar em serviços turísticos optando por utilizar esse valor em mais uma noite no alojamento; em equipamentos culturais; em restaurantes, casas de Fado, Adegas; numa atividade de animação turística; etc. Os vouchers serão dados aos hóspedes pelo próprio estabelecimento em que esses se alojem;
  3. Reforçar a alocação das verbas de promoção da Associação de Turismo de Lisboa, por forma a contribuir para colocar Lisboa no “top of mind” das escolhas de indecisos de última hora e de público em geral que adiou a o projeto de viagem através de: a) campanha de comunicação de relançamento do destino nos mercados de dimensão que nos podem visitar fácil e convenientemente de automóvel; b) potenciar instrumentos de incentivos de apoio à captação de rotas aéreas para a cidade, em parceria com a ANA – Aeroportos, a RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal/Airline Association Portugal e o Turismo de Portugal; c) incrementar novos instrumentos de apoio à comercialização das empresas;
  4. Tornar os transportes públicos gratuitos para todos os turistas hospedados em Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local Coletivo durante o período da sua estadia, residentes e trabalhadores até Março de 2021;
  5. Isentar os hóspedes dos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local Coletivo do pagamento de entradas em todos os espaços culturais e equipamentos geridos pela Câmara Municipal (via EGEAC ou Associação de Turismo de Lisboa), até março de 2021.

O presidente da AHP acrescenta que “estas novas propostas são dirigidas à Câmara Municipal de Lisboa, que nos auscultou para o efeito, mas são suscetíveis de ser seguidas por outros municípios, especialmente aqueles que cobram Taxas Turísticas. Não nos podemos esquecer que as empresas hoteleiras estão entre as que pagam mais taxas e impostos às cidades, mais ainda junto das que têm taxa turística, pelo que é chegado o momento dos municípios estarem ao lado de quem os tem ajudado ao longo dos anos”.

No mesmo comunicado a AHP recorda que tem vindo a fazer sucessivas propostas de apoio às empresas do setor, bem como à retoma da atividade turística, quer ao Governo, quer às Câmaras Municipais. No caso específico dos municípios, a AHP enviou propostas não apenas às Câmaras Municipais, mas também à Associação Nacional de Municípios Portugueses.