AHP apresenta plataforma Click2Portugal para uma “hotelaria mais digital”

“O digital é o presente e o futuro e quem não está online, não está no mundo” declarou Raul Martins, presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, durante a apresentação do projeto Click2Portugal, que decorreu hoje, no SANA Evolution, em Lisboa.

Como a hotelaria portuguesa “também é cada vez mais digital”, acrescentou em seguida Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, a associação decidiu apostar num projeto que visa ajudar os estabelecimentos hoteleiros a marcar presença, e a evoluir, online.

Raio-X à Hotelaria Portuguesa

A AHP começou, então, por fazer um “Raio-X” à presença online da hotelaria nacional. O estudo, realizado a 29 de maio de 2017, a 1511 estabelecimentos hoteleiros registados no RNET, revelou que 7% ainda não tem website e 30% não possui motor de reservas, que permita concretizar as vendas.

No que respeita à tradução do site, 17% dos estabelecimentos não aprensentam tradução em inglês. Um dado curioso é que os hotéis dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores apostam muito na tradução para o alemão, o que Cristina Siza Vieira considera uma “aposta correta”, sendo este o principal mercado emissor das ilhas.

De referir, ainda, que 8% dos sites hoteleiros não disponibilizam fotografias, e os que o fazem são imagens de fraca qualidade. A situação revela-se mais grave no que respeita aos vídeos, com 90% dos hotéis a não partilhá-los. Para a diretora executiva da AHP, os vídeos são fundamentais pois “captam a atenção” do cliente.

Hotel Digital

Pedro Ramos, da AHP, explica que o projeto tem três objetivos: o conhecimento, a promoção (internacionalização) e a tecnologia. Vai ser disponibilizado o website Hotel Digital, já no final desta semana, que vai alojar informação acerca do digital. Além disso, a AHP irá organizar workshops de marketing digital e publicar um manual de boas práticas na internet, para os profissionais do setor turístico.

O Click2Portugal (www.click2portugal.com) será um website intuitivo, que contará com um sistema de reservas fácil de usar, dotado de códigos promocionais e user reviews, garante Pedro Colaço da GuestCentric. A plataforma estará disponível até ao final deste ano.