AHP destaca importância do Algarve no turismo nacional

Num almoço mensal da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, realizado na passada quarta-feira, no Hotel Tivoli Marina Vilamoura, esteve em debate o tema “Apoios Financeiros à Remodelação de Empreendimentos Turísticos e Outros Estímulos para o Desenvolvimento Turístico no Algarve”, que contou com a intervenção de Carlos Abade, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Raul Martins, presidente da AHP, no seu discurso, destacou a performance do Algarve “como destino maduro”, que em 2016 confirmou a tendência de crescimento. O presidente da AHP recordou ainda a importância das intervenções periódicas nos empreendimentos turísticos, “como forma de concorrerem com a nova oferta que vai surgindo”, adiantando que “o financiamento bancário comum não se afigura ajustado à hotelaria, visto que acarreta um peso sobre a tesouraria que esta não suporta. É por isso que o programa de apoio à requalificação dos hotéis é particularmente interessante para todos, litoral ou interior”.

Raul Martins passou a palavra a Carlos Abade que, perante uma plateia de mais de quatro dezenas de profissionais do setor da Turismo, defendeu quatro eixos estratégicos para enfrentar o desafio da competitividade, tendo começado por evidenciar o peso do Turismo em Portugal, com metade das exportações de serviços de Portugal a corresponderem ao setor do turismo, e a “dinâmica de forte crescimento em 2016”, acrescentando ainda que “o Algarve cresce a bom ritmo seguindo a tendência dos últimos anos”.

O primeiro eixo estratégico que apresentou incide nos Recursos Humanos, “na importância de ver as pessoas como um ativo e na necessidade de apoio à formação e à contratação”, realçando a importância da abertura de novas escolas de hotelaria e da criação de programas como o “FormAlgarve” ou o programa de formação financeira “Todos Contam”, a ser realizado a nível nacional em parceria ativa com a AHP.

Carlos Abade focou depois a importância das rotas aéreas e assinalou o “crescimento recorde no aeroporto de Faro em 2016” e o reforço dos lugares disponibilizados para o Algarve no inverno de 2016/17.

Como terceiro eixo, o porta-voz o Turismo de Portugal evidenciou os Programas de Estímulo, nomeadamente aqueles que visam captar congressos ou reforçar a presença online do destino. “Em suma, para combater a sazonalidade é necessário criar condições para uma maior atração dos fluxos turísticos, objetivo para o qual o Programa 365 Algarve, iniciado em 2016, foi criado”.

No que respeita ao Financiamento (quarto eixo), Carlos Abade concluiu ainda que “o financiamento para a remodelação de hotéis correspondeu em 2016 a 100% de aprovação dos projetos apresentados e colocados através da linha de qualificação da oferta”.