AHP e APAV promovem ação de sensibilização para prevenção do tráfico humano

AHP e APAV promovem ação de sensibilização para prevenção do tráfico humano

Categoria Advisor, Associativismo

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, com o apoio da Marriott International, promovem, no âmbito do Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, que se assinala a 30 de julho, uma ação de sensibilização para prevenção deste crime.  O evento tem lugar no dia 28 de julho, às 08h30, no Sheraton Lisboa Hotel.

O crime de Tráfico de Pessoas continua a afetar milhões de pessoas em todo o mundo e exige constante sensibilização, alerta e atualização de medidas eficazes ao seu combate e à proteção das vítimas.

A ONU não só estima que nos últimos anos o número de pessoas traficadas dentro das fronteiras dos seus próprios países de origem mais do que duplicou, como sublinha que também o número de vítimas de tráfico transnacional se mantém extremamente elevado, tendo inclusive sofrido um agravamento nos últimos anos.

“Sem dúvida que cabe aos governos e aos poderes públicos, nacionais e internacionais, trabalhar em rede e adotarem medidas, nomeadamente de penalização severa dos traficantes e de proteção das vítimas”, diz Cristina Siza Viera, Vice-presidente Executiva da AHP, mas reforça que “é absolutamente imprescindível o envolvimento de todas as pessoas na deteção e denúncia das situações de exploração, e por isso é fundamental informar e sensibilizar também os profissionais da hotelaria e turismo para reconhecerem os sinais de tráfico, frequentemente muito subtis, e mostrar-lhes como denunciar potenciais situações”.

Esta ação inscreve-se na esfera dos projetos e iniciativas promovidos pela AHP no âmbito do Programa HOSPES – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da AHP.

O evento, de inscrição obrigatória, é gratuito e aberto a todos os colaboradores de Empreendimentos Turísticos e de alojamento local, associados e não associados da AHP.

Conheça o programa e inscreva-se em: APAV.eventbrite.co.uk