AHP e Câmara Municipal do Funchal assinam protocolo de colaboração

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal assinaram no passado dia 23 de fevereiro um protocolo de cooperação que visa incentivar o desenvolvimento e a divulgação de informação relevante para o setor turístico relativa à Região Autónoma da Madeira e ao município do Funchal.

O protocolo, assinado entre o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, em nome da Autarquia, Cristina Siza Vieira, Presidente da Direção Executiva da AHP, e Bernardo Trindade, Vice-Presidente da Direção Executiva e Represente da AHP na região, abrange ainda a promoção conjunta de ações de formação, tais como seminários e workshops, projetos de interesse mútuo, entre outros, para assim difundir o conhecimento sobre o setor do Turismo e Hotelaria.

A CMF passa a ter acesso e a inserir, partilhar e visualizar, na plataforma online do Projeto Tourism Think Tank (TTT), estudos de mercado e artigos com relevância para as comunidades envolvidas no projeto e que estejam alinhadas com os objetivos do mesmo. A AHP encarrega-se também, a partir de agora, de tratar e analisar os dados recebidos através da Câmara Municipal do Funchal, incorporando-os nos seus estudos oficiais.

O protocolo vai ainda exponenciar a divulgação do Funchal Card, da aplicação móvel JiTT.travel Funchal e do portal VisitFunchal.

Paulo Cafôfo referiu que a parceria “vai permitir continuar a qualificar o produto turístico do Funchal através do aumento de know-how a respeito de prácticas de excelência, ao mesmo tempo que será possível incrementar a eficácia na disseminação de algumas das nossas iniciativas-âncora, contando com um parceiro protocolar com a importância e a penetração da AHP, junto dos operadores.”

Por seu lado, Cristina Siza Vieira, Presidente da Direção Executiva da AHP, afirmou que este protocolo assinado com a Câmara Municipal do Funchal “é de extrema relevância para as duas entidades e para a região da Madeira no geral”.

“Irá basear-se numa partilha de informação e constituirá um incentivo ao melhor conhecimento do sector e comparação entre destinos. Muito importante também é o facto de os hoteleiros passarem a dispor de dados que lhes podem servir de apoio às decisões operacionais, de gestão e de investimento ao aderirem ao Hotel Monitor da AHP”, acrescentou a responsável.

Paulo Cafôfo lembra que “sob o mote do Funchal como um sítio de experiências únicas, o plano estratégico que criámos definiu como objetivos aumentar o número de visitantes, o tempo de estadias e o volume dos gastos, conquistar os turistas nacionais e afirmar o Funchal como um destino de city break. O Funchal é, inevitavelmente, um catalisador do Turismo da Madeira, pelo que se definiu como indispensável que a cidade qualificasse o seu produto turístico tornando-o diferenciador, concretizando, dessa forma, o potencial do Funchal enquanto marca turística mundial”.