AHP e SITESE assinam revisão global do Contrato Coletivo de Trabalho para 2026
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) chegaram a acordo para a revisão global do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) do setor da hotelaria para 2026.
O entendimento alcançado resulta de um processo negocial exigente, marcado pela procura de equilíbrio entre a valorização das condições de trabalho e dos trabalhadores e a sustentabilidade da operação das empresas, num contexto de instabilidade internacional, forte pressão sobre os custos operacionais e de escassez de recursos humanos no setor.
A revisão agora acordada contempla um aumento médio das retribuições superior a 5% para o ano de 2026, com efeitos a partir do próximo dia 1 de janeiro, bem como ajustamentos em matérias substanciais do CCT, acompanhando a crescente complexidade das estruturas organizacionais e das funções hoje existentes nas empresas.
O CCT entra em vigor na data da sua publicação no Boletim do Trabalho e Emprego, encontrando-se já requerida pelas partes a publicação da revisão global e a emissão de Portaria de Extensão, de modo a alargar os seus efeitos a todos os trabalhadores e empregadores, desde que, uns e outros, não estejam filiados em outras associações sindicais ou patronais.
Para a AHP, este acordo constitui um sinal claro de estabilidade laboral, responsabilidade social e maturidade negocial, demonstrado quer pela associação patronal, quer pelo sindicato, fatores essenciais para a competitividade e atratividade do setor da hotelaria em Portugal.