Após vários meses de negociações, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) chegaram a acordo e assinaram a revisão parcial do Contrato Coletivo de Trabalho, em vigor desde dezembro de 2021.
A AHP, recordando que em junho de 2023 tinha já havido uma atualização de 6,7% às tabelas salariais, sublinha que o acordo agora alcançado acarreta por cima deste, um aumento médio de mais de 7% (variável em razão das categorias, naturalmente), das mesmas tabelas salariais. Para lá da negociação do aumento salarial, também os prémios de conhecimento de línguas e o subsídio de alimentação tiveram um aumento de 6% e 15%, respetivamente.
De acordo com a associação, este acordo, que representa um mínimo denominador comum para as empresas e um sinal significativo para os trabalhadores do setor, “reflete o compromisso da AHP, como maior e mais representativa associação hoteleira nacional, em reconhecer a importância dos trabalhadores da hotelaria no crescimento e sucesso contínuo do setor”.
E prossegue, na mesma nota, dizendo que a Hotelaria é a área, dentro do setor do Turismo, que tem procurado promover os maiores aumentos salariais, em linha com o peso e a importância que o Turismo e a Hotelaria têm na economia do país – só a Hotelaria recebeu, em 2023, 82% das dormidas e 79% dos hóspedes – e por isso também a sua responsabilidade.
Aguarda-se a publicação, no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), desta revisão e da portaria de extensão.