A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulgou os resultados do AHP Hotel Snapshot relativos ao 1º semestre de 2024. Os dados revelam um crescimento continuado do setor turístico em Portugal, embora a um ritmo mais moderado do que o verificado no mesmo período de 2023.
Entre os principais destaques estão:
- Aumento de 6% nos hóspedes e de 5% nas dormidas;
- Mercado americano registou crescimento muito expressivo no número de hóspedes: mais 136 mil (+15%);
- Mercado francês registou queda de 3% nos hóspedes e dormidas, e o mercado espanhol uma queda de 2% nos mesmos indicadores;
- Tráfego aéreo de origem internacional registou aumento de 6% no número de passageiros desembarcados nos aeroportos portugueses, com destaque para o aeroporto de Ponta Delgada com crescimento de 12%;
- Receitas de viagens e turismo atingiram os 11,5 mil milhões de euros (+12%).
Hóspedes e dormidas
A região Oeste e Vale do Tejo foi a que mais se destacou no crescimento de hóspedes e dormidas, com aumentos de 12% e 11%, respetivamente. A Madeira, por outro lado, registou um crescimento ligeiro de apenas 0,3% no número de hóspedes, influenciado pela queda de 12% no número de hóspedes do mercado nacional.
Nas dormidas de não-residentes, com crescimento em todo o país, destaque para os Açores e o Oeste e Vale do Tejo, ambos com +15%, que lideraram o crescimento. O Algarve e a Madeira registaram os crescimentos mais baixos (ambos com +3%).
Mercado americano em destaque
O mercado americano continua a ser um dos principais motores de crescimento do turismo em Portugal. No primeiro semestre de 2024, o número de hóspedes provenientes dos Estados Unidos aumentou 15%, alcançando um total de 1 milhão nesse período, e as dormidas subiram 16%, atingindo os 2,3 milhões.
As receitas provenientes deste mercado foram particularmente expressivas, registando um aumento de 18%, para 1,2 mil milhões de euros, tornando os EUA o terceiro maior mercado emissor de receitas de Viagens e Turismo para Portugal, com uma quota de 11%.
Outros mercados emissores e crescimentos relevantes
O mercado polaco destacou-se com o maior crescimento de hóspedes não-residentes, com um aumento de 28%, embora represente apenas 2% da quota de mercado externo. O Canadá também apresentou um aumento expressivo de 24% em hóspedes e 22% em dormidas, representando uma quota de 3%
O mercado francês registou uma queda de 3% em hóspedes e dormidas, enquanto o mercado espanhol apresentou uma descida de 2% em ambos os indicadores.
Balança de pagamentos – viagens e turismo
Nos primeiros seis meses do ano, o setor de Viagens e Turismo contribuiu com 11,5 mil milhões de euros para a economia portuguesa, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O Reino Unido liderou as receitas com 1,7 mil milhões de euros (+9%), seguido da Alemanha com 1,3 mil milhões (+11%), e dos Estados Unidos, com 1,2 mil milhões (+18%).
Trabalhadores no setor do alojamento, restauração e similares
No primeiro semestre de 2024, o setor de Alojamento, Restauração e Similares (CAE rev.3) registou um aumento de 7% no número de pessoas empregadas, segundo dados da Segurança Social. Este crescimento representa um acréscimo de 24.466 trabalhadores face ao mesmo período de 2023, superando o aumento de 3% da população empregada total.
Segundo estimativas da AHP, o número de empregados na subsecção “Alojamento” atingiu os 102.965, refletindo um crescimento homólogo de 7%.