AHP lança programa HOSPES e entrega selos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) entregou ontem, dia 28 de junho, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, 45 selos de Responsabilidade Social e 89 de Sustentabilidade Ambiental aos hoteleiros que, no âmbito do Programa de Responsabilidade Social da hotelaria nacional, agora renomeado ‘HOSPES’, doaram cerca de 26 mil bens a 33 instituições sociais. Esta cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Tendo surgido no final de 2012, este programa assente no espírito da economia de partilha, teve como primeiro objetivo a doação de colchões dos hotéis a diversas instituições, sob o mote “Um colchão, um coração”. Raul Martins, presidente da AHP explicou que, em 2017, a AHP quer ir mais longe e pretende “relançar o futuro deste ambicioso projeto”, sobretudo agora que, “no rescaldo destes terríveis incêndios, permitirá apoiar a reconstrução, equipar e mobilar as casas e instituições de Pedrógrão Grande e de mais concelhos para que os mais atingidos possam recuperar a sua qualidade de vida”.

A crise, sentida em 2012, relembra, também afetou a hotelaria, mas este tipo de ações prova que “o setor é capaz de resistir às adversidades e inclusive de apoiar outros”. Além disso, através das doações, todos estes bens puderam “reentrar na economia social e circular” através da reutilização e reciclagem. “Por isso estamos aqui hoje também para comemorar. Não os bons resultados da hotelaria, mas sim o seu espírito de solidariedade e partilha, no seu contributo direto para a economia social e para a sustentabilidade ambiental”, acrescentou por fim.

Através de duas vertentes, uma social (“We Share”), e outra, sustentável (“We Care”), este programa agora sob o desígnio ‘HOSPES: Sharing is Caring’, pretende continuar e atrair a participação dos cerca de 600 hotéis associados da AHP.

“Chegado a este ponto, pensamos que é necessário que evolua para aquilo que denominamos Solidariedade 4.0, porque queremos que seja maior”, começou por explicar Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP que realçou a necessidade de se criaram sinergias com mais parceiros fora da associação. “Queremos envolver não só os hotéis, mas também os parceiros, através de uma articulação em plataforma”, onde pretendem ainda criar outro tipo de oportunidades, tais como uma bolsa de emprego para jovens institucionalizados e um catálogo online, onde constem os hotéis que participem neste programa.

No encerramento desta sessão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou por saudar os dirigentes da associação, que souberam “dar continuidade a uma iniciativa, tendo a noção exata dos passos que eram precisos, começando ainda por um passo comedido num tempo de saída de crise”.

Para além disso, o Presidente sublinhou “o processo natural de efetivação da responsabilidade social” e o “mérito de quem arrancou com uma ideia numa das piores fases de vida coletiva e que ainda assim, percebeu quem estivesse pior e que havia quem precisasse desse apoio”.

Perante um “período que se antevê excecional do turismo no nosso país”, Marcelo sublinhou por fim, a capacidade da associação se adaptar aos “novos desafios que se colocam na sociedade portuguesa”, nomeadamente o desafio da inclusão social e o gesto perante os recentes acontecimentos de Pedrógrão Grande.