AHP: Lisboa registou 89% de ocupação e Preço médio de 198 euros na hotelaria durante a Web Summit
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulgou os resultados dos Inquéritos “After Web Summit 2025: impactos na hotelaria”, que decorreu entre 14 e 28 de novembro, e “Perspetivas Natal & Réveillon 2025”, que decorreu entre 24 de novembro e 12 de dezembro, realizados pelo seu Gabinete de Estudos e Estatísticas junto dos estabelecimentos hoteleiros associados da Associação.
Balanço da Web Summit 2025
Durante a semana do evento, os hoteleiros de Lisboa registaram uma Taxa de Ocupação (TO) de 89%, o que representa um aumento de 1 ponto percentual face ao período homólogo de 2024. O Preço Médio (ARR) apurado pela amostra, em termos like-for-like, situou-se nos 198 euros, correspondendo a um crescimento de 2%.
A maioria dos respondentes (76%) indicou ter recebido hóspedes participantes na Web Summit. Quando comparada com a semana do evento, a semana anterior (de 3 de novembro) registou uma performance inferior para 84% dos inquiridos, tendo os restantes 16% avaliado o desempenho como idêntico.
Os mercados mencionados como principais nesse período foram os Estados Unidos (73% dos inquiridos), a Alemanha (49%), Portugal (44%) e o Reino Unido (44%). Este perfil alinha-se com os mercados habituais da cidade de Lisboa.
Ao nível dos canais de reserva, destacou-se a Booking, mencionada por 94% dos hoteleiros, seguida do website próprio (84%) e da Expedia (76%).
Fora da cidade de Lisboa, o impacto da Web Summit não teve expressão, não tendo sido identificada a presença de participantes nos estabelecimentos da Península de Setúbal e da restante Grande Lisboa.
Perspetivas Natal & Réveillon
As perspetivas para a época festiva de Natal e Réveillon 2025 apontam para uma evolução globalmente positiva da atividade hoteleira, embora marcada pelas habituais assimetrias regionais.
À data do inquérito, encerrado a 12 de dezembro, a Taxa de Reserva média nacional para o Natal situou-se nos 42%, o que representou um aumento de 4 pontos percentuais face às reservas verificadas no mesmo período do ano passado. Para o Réveillon, a Taxa de Reserva atinge os 55%, acima dos 50% registados em 2024.
Considerando as Taxas de Reserva verificadas à data do inquérito, os valores mais elevados registam-se na Madeira, com 71%. Na Grande Lisboa, a taxa de 44% é igual àquela que foi apurada em igual período de 2024. Em sentido contrário, os valores mais baixos de reservas verificam-se nos Açores (29%), na Península de Setúbal (28%) e no Alentejo (24%).
Em termos de expectativas de Taxa de Ocupação (TO), o otimismo é mais evidente na Madeira, onde 60% dos hoteleiros antecipam uma TO Melhor ou Muito Melhor do que no Natal anterior. No Alentejo, 47% dos hoteleiros antecipa uma TO Pior ou Muito Pior face a 2024.
Ao nível dos Proveitos, a Madeira destaca-se claramente, com 85% dos hoteleiros a antecipar receitas Muito Melhores, em linha com os 91% que preveem um ARR Melhor ou Muito Melhor. A Península de Setúbal apresenta igualmente perspetivas positivas de proveitos para 71% dos hoteleiros. Já na Grande Lisboa, as expectativas são mais moderadas, com 44% a antever proveitos melhores e metade dos hoteleiros a prever um ARR idêntico ao do Natal passado.
Para a passagem de ano, as Taxas de Reserva (à data do inquérito) mais elevadas registam-se na Madeira (79%) e na Grande Lisboa (58%). Na região da Madeira e do Alentejo, 61% e 58% dos hoteleiros, respetivamente, antecipam uma TO Melhor ou Muito Melhor face ao Réveillon anterior.
As regiões dos Açores e do Oeste e Vale do Tejo apresentam expectativas menos favoráveis, com a maioria dos hoteleiros a antecipar uma ocupação inferior. Na Grande Lisboa, as expectativas encontram-se repartidas de forma igual entre cenários piores, iguais e melhores.
Relativamente à estada média, cerca de metade dos hoteleiros da Madeira considera que será inferior à do Réveillon anterior, situação possivelmente associada ao facto de a passagem de ano ocorrer a meio da semana.
Quanto aos proveitos, 88% dos hoteleiros madeirenses espera receitas Melhores ou Muito Melhores. No entanto, também nessa região, 45% dos hoteleiros antecipa um ARR inferior, o que indica que o crescimento dos Proveitos Totais será impulsionado pelo aumento da Ocupação e pela forte contribuição de serviços extra aposentos (F&B e eventos).
Natal e Réveillon: Mercados, canais de reserva e contexto geopolítico e económico
Para ambos os períodos da época festiva, os hoteleiros são claros a apontar o mercado nacional como sendo o que mais peso tem. É seguido pelos Estados Unidos, Espanha e Reino Unido, com este último a assumir especial relevância na Madeira (91% dos inquiridos).
Quanto aos canais de reserva, destaca-se o website próprio, mencionado por 82% dos hoteleiros, seguido da Booking (80%), do email direto (35%) e da Expedia (34%). Questionados sobre o impacto do atual contexto geopolítico e económico, 50% dos inquiridos afirma não notar impacto nas reservas, enquanto 48% identifica um impacto negativo.