AHP: taxa de ocupação atinge os 61% em novembro

Em novembro de 2017, a taxa de ocupação quarto em Portugal cresceu 4 pontos percentuais, em comparação com o mesmo período de 2016, atingindo os 61%, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira, dia 22, pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

Segundo a AHP, no mês de novembro, destaque para as unidades de 2 estrelas, que registaram um crescimento de 11,1 pontos percentuais face ao período homólogo. Por destinos turísticos, Madeira (81%), Lisboa (75%) e Grande Porto (66%) registaram as taxas de ocupação mais elevadas.

O ARR (preço médio por quarto ocupado) fixou-se nos 74 euros, evidenciando um crescimento de 8% face ao período homólogo. Os destinos turísticos Beiras (mais 15%), Lisboa (mais 11%) e Grande Porto (mais 9%) registaram os maiores crescimentos neste indicador. Por categorias, as 5 estrelas registaram o maior crescimento (mais 11%).

Já o RevPAR registou um crescimento expressivo de 15%, face ao mesmo mês do ano anterior, fixando-se nos 45 euros, com os destinos turísticos Lisboa, Madeira e Grande Porto a registarem os valores mais elevados.

Por sua vez, a estada média fixou-se nos 1,90 dias a nível nacional, menos 1% do que em igual período do ano anterior. Dos 13 destinos turísticos analisados pelo Hotel Monitor, neste mês de novembro, seis registaram um crescimento neste indicador: Leiria/Fátima/Templários (mais 8%), Minho (mais 5%), Alentejo (mais 4%), Lisboa e Algarve (mais 3%) e Grande Porto (1%).