AHRESP distingue quatro municípios no âmbito do Programa QUALITY

AHRESP distingue quatro municípios no âmbito do Programa QUALITY

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) atribuiu Diplomas QUALITY aos municípios de Mafra, Montijo, Odivelas e Oeiras, numa cerimónia realizada ontem, dia 14, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que contou com a presença de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

Os quatro concelhos da Área Metropolitana de Lisboa foram distinguidos pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Programa QUALITY, projeto lançado pela AHRESP com o objetivo de qualificar e valorizar o Alojamento Local (AL), garantindo a sua legalização, bom funcionamento e comercialização.

“O QUALITY é um Programa pioneiro na área do Turismo, que muito orgulha a AHRESP”, afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. “Nasceu com o propósito de responder à dinâmica de crescimento do AL, garantir os padrões de qualidade, contribuir para a promoção internacional do nosso país e está a atingir em pleno os seus objetivos. Mas este Programa não seria bem-sucedido sem a colaboração dos Municípios, que se envolveram desde a primeira hora e que agora fazemos questão de distinguir”, adiantou.

O Programa QUALITY iniciou, em janeiro último, o estudo de caracterização do AL no Algarve e nos Açores, complementando assim a análise e o balanço do impacto destas unidades em todo o território continental, depois dos estudos realizados no Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Ribatejo e Alentejo.

“De acordo com os dados do RNAL, no início da década existiam na região algarvia 2.827 estabelecimentos e atualmente existem mais de 30 mil, o que equivale a um crescimento de cerca de 1000%. Perante este fenómeno, é de extrema importância proceder à análise dos estabelecimentos”, adianta Ana Jacinto.

O inquérito analisa três vertentes – perfil dos empresários, perfil dos hóspedes e caracterização da procura – e resulta de uma parceria com o ISCTE, a Sítios – Serviços, Informação e Turismo e com o apoio do Turismo de Portugal.