AHRESP inicia segunda fase do programa Seleção Gastronomia e Vinhos Açores

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o Governo Regional dos Açores, dá início à segunda fase do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos nos Açores, o qual tem como missão dignificar e promover a Gastronomia Património Cultural.

“Com esta nova etapa, a AHRESP pretende dar continuidade ao Programa de Qualificação do Património Gastronómico dos Açores, uma vez que a dinâmica do Turismo na Região está a atingir uma nova dimensão, com um crescente fluxo de turistas e com a Gastronomia a assumir um papel cada vez mais relevante. Com este projeto, a AHRESP pretende contribuir para a valorização dos produtos nacionais e regionais e qualificar o serviço prestado pela restauração”, adianta Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP.

“Na primeira fase do Programa no Arquipélago, foi criada uma rede de 103 estabelecimentos, integrando 63 restaurantes em São Miguel, 30 na Terceira e 10 no Faial. O próximo passo visa a requalificação dos 103 estabelecimentos já aderentes, o alargamento a todo o Arquipélago e ainda potenciar as novas ferramentas de promoção e divulgação”, conclui a responsável.

O lançamento da nova fase decorreu em Ponta Delgada, na Horta e em Angra do Heroísmo (de 4 a 6 de junho) e esta última apresentação contou com a presença de Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores.

O Programa Seleção Gastronomia e Vinhos é um Programa dirigido à Restauração e Bebidas e já implementado, com enorme sucesso, em várias regiões do País como Coimbra, Viseu e Lisboa. Visa criar e desenvolver uma rede de estabelecimentos que garanta a satisfação dos seus clientes, através da adoção do receituário tradicional, da utilização preferencial dos produtos portugueses, da execução de boas práticas em higiene e segurança alimentar e da oferta de uma qualidade de serviço irrepreensível.

O Programa Seleção Gastronomia e Vinhos pretende ainda dinamizar um conjunto de ações ao nível da melhoria de processos, valorização dos serviços e qualificação das empresas do setor da Restauração e Bebidas, enquanto agentes preponderantes no desenvolvimento e melhoria da oferta turística e na promoção gastronómica de Portugal. Constitui ainda um instrumento determinante na orientação e defesa das expectativas dos consumidores, nomeadamente de todos os turistas e excursionistas que visitam Portugal, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto da oferta do setor.