AHRESP liga restaurantes portugueses no mundo

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) lançou esta sexta-feira, dia 1 de setembro, a “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo”, programa que tem como objetivo a promoção da gastronomia e restauração portuguesa espalhada pelos cinco continentes. A cerimónia onde foram apresentados os certificados e as placas identificativas com a inscrição “Taste Portugal” teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, e foi presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Com o objetivo de identificar restauração portuguesa no estrangeiro que promova não só a gastronomia nacional como o destino “Portugal”, a rede de restaurantes irá, numa primeira fase, certificar 75 espaços presentes em cinco países, identificados como os principais emissores de turistas para Portugal, entre eles: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

A par dos certificados e placas de reconhecimento, pretende-se ainda potenciar e dinamizar as exportações portuguesas, bem como a organização de diversos eventos promocionais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, que marca o arranque do programa, José Manuel Esteves, diretor-geral da AHRESP, sublinhou dois ambiciosos objetivos: “Elevar os padrões, o reconhecimento e a dinâmica da gastronomia como património cultural de Portugal” e “conseguir que o setor da restauração e bebidas seja respeitado e reconhecido como motor de investimentos, alavanca de negócios, charneira para a criação de emprego”, funcionando “como instrumento para a melhoria da qualidade de vida”.

“Portugal também é a diáspora portuguesa com cinco milhões de portugueses e é a pensar neles que a AHRESP e o Governo estão a lançar a ‘Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo’, um programa de internacionalização da nossa gastronomia”, realça ainda o responsável.

Por seu lado, Augusto Santos Silva começou por felicitar todos aqueles “que desenharam e subscrevem o projeto”, que, acrescenta, tem por objetivo “valorizar internacionalmente a gastronomia e a restauração portuguesa”. Mais do que isso, afirma o ministro dos Negócios Estrangeiros, a gastronomia desempenha um papel fundamental na cultura portuguesa: “Significa a salvaguarda de um património imaterial”, representando também “uma atividade criativa”. “Criando uma rede mundial de restaurantes, nós criamos uma marca e um circuito que afirma e valoriza o papel e a imagem de Portugal no mundo”, acrescenta.

Augusto Santos Silva aproveitou a ocasião para deixar um recado sobre os atentados que têm abalado a Europa: “Uma das principais armas que temos contra a radicalização e o extremismo é o turismo”. “A gastronomia também é uma oportunidade de nos conhecermos e de aprendermos que somos todos da mesma espécie que é a humanidade”, afirma. “É neste sentido”, prossegue, “que este será um pequeno grande contributo português para esse espírito da humanidade”.

A rede de restaurantes conta ainda com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, do Turismo de Portugal e da Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local – Minha Terra.