AHRESP reforça presença na Região Centro

AHRESP reforça presença na Região Centro

Categoria Advisor, Associativismo

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal inaugurou a sua delegação de Leiria-Fátima, que funciona no edifício do Turismo Centro de Portugal em Leiria, situado no Jardim Luís de Camões.

A inauguração contou com a presença em peso da direção da AHRESP, de muitos delegados da associação, e também de vários autarcas da região, nomeadamente o vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Baptista dos Santos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Agostinho Gomes, e de representantes de outros municípios.

Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP e vogal da Comissão Diretiva do Turismo Centro de Portugal, salientou, na ocasião, o simbolismo deste momento. “Com a abertura deste espaço, os empresários da região vão passar a ter um serviço de proximidade que lhes facilitará em muito a vida. Tínhamos muitas solicitações por parte dos empresários deste setor em Leiria, que têm agora resposta, graças a este modelo de proximidade entre a AHRESP e quem a procura”, sublinhou.

“A AHRESP está com um ritmo muito interessante de abertura de delegações. Leiria é o mais recente exemplo desta estratégia, que nos vai fazer chegar às 21 delegações em todo o país”, acrescentou. “Abrimos este espaço numa casa que é do Turismo Centro de Portugal, o que demonstra a colaboração ativa que existe entre as duas entidades. A AHRESP está muito presente na região Centro porque conta com um parceiro privilegiado”, disse ainda Jorge Loureiro.

Miguel Sousinha, presidente da nova delegação de Leiria-Fátima, destacou que o objetivo desta abertura “é conseguir apoiar os empresários do setor do Turismo da região, graças à experiência e know-how da AHRESP”.

Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, enfatizou a importância da “descentralização de serviços”, de que é exemplo a delegação agora inaugurada, “num edifício emblemático da cidade”, a qual “representa uma oportunidade para a região crescer mais rapidamente e de forma sustentável, atraindo mais turistas”. “É também um voto de confiança que está a ser dado aos agentes económicos da região”, acrescentou.

Após a inauguração, João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria, proferiu uma comunicação sobre a “Aplicação das Tecnologias ao Setor do Turismo”, na qual frisou a necessidade vital de os empresários do Turismo estarem preparados para as constantes inovações tecnológicas e digitais.

A comunicação teve lugar no Hotel Eurosol Leiria & Jardim, onde se seguiu um almoço, que contou com a intervenção, entre outros, de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Nesta, o dirigente realçou as relações de proximidade que ligam o Turismo do Centro e a AHRESP.

O evento prosseguiu com a tomada de posse dos novos delegados da AHRESP em Leiria-Fátima, Aveiro e Viseu: Nuno Clemente, delegado de Leiria-Fátima; Américo Pessoa, presidente da delegação de Aveiro; Cristina Durães, delegada de Aveiro; Vanessa Santos, delegada de Viseu; e Joel Faria, delegado de Viseu.

O encontro terminou com uma reunião do Conselho Consultivo da AHRESP.

Recorde-se que o edifício do Turismo Centro de Portugal em Leiria acolhe também uma delegação da CPFC – Centro Portugal Film Commission, numa estratégia de parcerias com entidades relevantes para a atividade turística na região.

Legenda Foto: Carlos Moura (primeiro vice-presidente da AHRESP), Jorge Loureiro (vice-presidente da AHRESP) e Gonçalo Lopes (vice-presidente da CM Leiria)