Aida Perla equipado com solução de automação Siemens

O novo Aida Perla, 12º navio de cruzeiro da frota Aida, foi equipado pela Siemens com tecnologia de automação projetada para controlar e monitorizar as principais funções de bordo. Com 1.600 cabinas, este cruzeiro tem capacidade para acomodar um total de 3.300 passageiros.

Este é já o nono navio Aida a ser equipado com tecnologia da Siemens. A fim de assegurar um funcionamento sem problemas, o cruzeiro recorre a uma grande quantidade de processos totalmente automatizados que são executados em paralelo.

O sistema de automação marítima Siship Imac da Siemens tem por base o sistema Simatic PCS 7 que monitoriza e controla todos os processos. Ao assegurar todas as funções de monitorização, alarmes e controlo de bordo, o sistema assegura uma navegação segura e economicamente eficiente. O sistema de gestão de segurança, o sistema de controlo climático e o sistema de shutdown autónomo em caso de emergência estão igualmente integrados no Siship Imac.

A Siemens Portugal segue na rota destes navios de cruzeiro ao fornecer tecnologia made in Portugal para este tipo de projetos.

Aida Perla é o segundo navio de cruzeiro construído no estaleiro da Mitsubishi Heavy Industries em Nagasaki, Japão. O novo cruzeiro de luxo partiu do estaleiro no início de maio para embarcar numa viagem de quase 15.000 km com destino ao Mediterrâneo ocidental.

Desde 1 de julho, o navio de 300 metros de comprimento e 37,6 metros de largura está a navegar as águas do Mediterrâneo ocidental. Palma de Maiorca e Barcelona são os portos de partida e de destino para os cruzeiros de sete dias.