Aigle Azur cresce em 2015 apesar da ocorrência “dos atentados” em Paris

Apesar da instabilidade que a capital francesa viveu o ano passado, a Aigle Azur fechou 2015 com números positivos. Segundo Tiago Martins, delegado da Aigle Azur em Portugal, “apesar das rotas para Paris terem sido afetadas” e, consequentemente “ter havido uma redução da procura para esta rota”, e que fez com que a companhia visse a sua receita de passageiros ser reduzida em cerca de 20% de receita de passageiros, a companhia conseguiu traçar uma nova estratégia que fez com que o balanço do ano de 2015 fosse positivo.

Segundo o responsável, os dois ataques terroristas de que Paris foi vítima em 2015, mas também a concorrência das low cost, que tem aumentado em Portugal, originaram “uma nova política comercial de serviços adicionais” na Aigle Azur, como são exemplos, o pagamento das bagagens de porão, ou da opção de lugares marcados”, o que permitiu “que se verificasse um crescimento positivo, levando mesmo a Aigle Azur a investir com novos desafios em Portugal, como as “night stop” em Lisboa e a abertura da rota Faro-Paris (Orly)”.

Atualmente, o mercado português representa para a Aigle Azur 5% da faturação global, “com as rotas portuguesas a serem entre 15 a 18% do orçamento global, e os portugueses a representaremm entre 20 a 30% dos passageiros nestas mesmas rotas”. Números que, segundo Tiago Martins, “se tornam muito importantes, principalmente pelo número de portugueses que vão a Paris em turismo e à Disney, assim como pela emigração. Mas também pelo incoming”.
Ainda este ano, e como foi já anunciado, a Aigle Azur passará a operar novas rotas e frequências de e para Portugal. A rota Faro/Paris (Orly) passará a ter duas frequências semanais, à quinta e ao domingo e a ligação Porto/Lyon contará com o reforço das rotas a partir de 7 de Abril até 15 de maio para Lisboa que passará a três voos diários, e dois para o Porto. Alterações que surgem, de acordo com o responsável, “ no seguimento do crescimento já verificado em 2015, aquando da criação da “night stop” em Lisboa, que passará a ser diária, com a Aigle Azur a ser a primeira companhia aérea a sair de Lisboa para Paris e das últimas a regressar, e isto cinco vezes por semana”.