Aigle Azur tem novo presidente

A companhia aérea francesa Aigle Azur anunciou a nomeação de Frantz Yvelin na qualidade de presidente, posto que ocupa desde o passado dia 10 de agosto em substituição de Michael Hamelink, que deixa a companhia.

Com 41 anos, Frantz Yvelin possui uma sólida experiência em gestão do transporte aéreo, adquirida principalmente em França e nos Estados Unidos. Apaixonado pelo setor aéreo, assumiu pela primeira vez o comando de um avião com 15 anos, antes de obter a sua licença de Piloto Profissional aos 21 anos. Possui qualificação para os Airbus A320, Boeing B737, Boeing B757/767, Cessna Citation e McDonnell Douglas MD80.

Reconhecido empresário, Frantz Yvelin criou as duas últimas companhias aéreas regulares independentes em França: A Avion (2006) e a Compagnie Boutique Airline (2013), mas também a Dreamjet Participations (2013), a holding francesa que possui La Compagnie Boutique Airline desde a sua criação e que adquiriu 100% da XL Airways France em 2016.

Frantz Yvelin iniciou a sua carreira como consultor em informática (GFI Informatique, CS Communication & Systèmes) antes de criar e codirigir a Avion. Na sequência da aquisição da Avion por parte do grupo British Airways em 2008, assume as funções de diretor de Estratégia e do Desenvolvimento da OpenSkies.
Consagrou-se posteriormente a uma atividade de assessoria no setor aéreo durante três anos. Em paralelo, ensina durante vários anos na Escola Nacional de Aviação Civil (módulo de Mestrado, e participa no desenvolvimento de uma empresa de testes e de transporte de aviões de linha, sediada nos EUA. Por fim, este especialista do longo curso regular, foi presidente da Compagnie Boutique Airline e de holding Dreamjet Participations durante cerca de quatro anos, até finais de 2016.

Frantz Yvelin afirma que “é com imensa satisfação que assumo os comandos da mais antiga companhia aérea privada de França, a Aigle Azur. Todos os nossos acionistas, a quem agradeço o apoio unânime, optam assim por um empresário, e é uma imensa honra para mim seguir o caminho traçado desde há mais de 70 anos, primeiro por Sylvain Floirat, e depois por Arezki Idjerouidene. É claramente numa lógica de desenvolvimento audaz da segunda companhia aérea do nosso país que me empenho a partir de hoje. Assim, aguardam-nos numerosos desafios, mas assumo-os como uma incrível oportunidade de reunião, e é com o conjunto das equipas da Aigle Azur, em terra como no ar, que vamos enfrentá-los”.