AIM Group International transforma um congresso científico numa experiência virtual e interativa

Apesar da Covid-19, a AIM Group International, empresa especializada em congressos, eventos e comunicação vai organizar um congresso 100% digital para a Reunião Mediterrânea AIOP.

A Academia Italiana de Odontologia Prostética (AIOP) decidiu restruturar o planeamento da décima segunda edição do congresso anual, inicialmente agendado no centro de congressos em Riccione (Itália), tornando-o 100% digital. O mesmo terá lugar online de 30 de abril a 2 de maio, graças à colaboração e parceria com a AIM Group International e com o suporte técnico da Tecnoconference – TC Group. AIOP é a primeira sociedade científica italiana a experienciar esta solução.

De acordo com AIM Group International, os conteúdos científicos do congresso já estão definidos, os patrocínios confirmados e um sólido número de participantes registados: “a AIOP está pronta para inovar. Estão assim reunidas todas as condições para decidir realizar este novo formato, a transformação de um evento real numa experiência 100% digital”, refere em comunicado.

Os delegados conseguirão seguir e participar nas sessões do congresso remotamente, simplesmente ao se conectarem online na plataforma “AIOP On Air” através dos seus computadores, tablets ou smartphones. Será possível interagir com os oradores e trocar perspetivas com outros participantes através das salas de chat e sistemas de votação, que ajudarão a manter a participação ativa e as audiências online elevadas.

O “venue virtual” que irá acolher o evento tem um layout realístico e imersivo, como que reproduzindo um estúdio de televisão virtual, com diferentes cenários gráficos de acordo com o tipo de sessões, e os oradores manterão as suas apresentações com slideshows e vídeos, podendo responder a questões ao vivo. De entre os formatos, existirá também um talk show onde os apoiantes e críticos de um tópico específico discutirão, com o público ligado online como júri.

Também a vasta área de exposição planeada para o centro de congressos será realizada graças à experiência digital completa. Uma área dedicada e extremamente bem estruturada para os patrocínios oferecerá a possibilidade de seguir itinerários temáticos (live ou on-demand), consultar apresentações e documentos corporativos, mas também participar em reuniões one-to-one ou mesmo one-to-many com os expositores. A experiência oferecida aos participantes será particularmente rica e diversa com treze diferentes modos de interação dividida em três categorias-macro: Branding, Conteúdo de Vídeo e Meet the Sponsor.

Todos os conteúdos do evento estarão disponíveis sob pedido durante um ano e um motor de pesquisa interno permitirá encontrar conteúdos para oradores, palavras-chave, etiquetas ou tópicos, com uma temática personalizada.

“Estou convencido que este evento inovador, cuja origem é sem dúvida causada pela emergência da Covid-19, transformará uma limitação numa oportunidade, abrindo novos horizontes mesmo para o futuro após a emergência cessar” explica Carlo Poggio, Presidente da AIOP.

“Estou muito feliz pela AIOP ter decidido tomar um rumo num caminho inovador juntamente connosco, reprogramar o evento na íntegra em apenas algumas semanas – explica Rosangela Quieti, diretora-geral do departamento de Congressos da AIM Group International. “Como profissionais de eventos sabemos que numa situação de crise temos que aplicar os nossos profundos conhecimentos das necessidades das sociedades científicas e das empresas e dos processos de aprendizagem para criar efetivamente eventos virtuais. As tecnologias avançadas permitem-nos criar vias educacionais e experimentais que sejam user-friendly, envolventes e interativas para que mantenham as atenções altas e facilitem a típica troca de conhecimento dos eventos ao vivo”, acrescenta.

Já Patrizia Semprebene Buongiorno, vice-presidente da AIM Group International, refere que “estamos convencidos que apesar do distanciamento social, imposto pela crise de saúde, a necessidade de conhecermos pessoas, empresas e representantes de associações cara-a-cara, prevalecerá, e mesmo hoje acreditamos no poder dos eventos, onde as pessoas interagem, colaboram, aprendem e constroem relações”.  Neste momento, “os eventos apenas podem acontecer online mas a transformação digital é parte de um processo de evolução mais vasto que, começou por uma causa específica, durará no futuro. Na AIM Group, rapidamente criámos equipas interfuncionais, tendo disponível o nosso know-how para melhor apoiar os nossos clientes a gerar ideias para criar novas experiências e para trabalhar em conteúdos num modo interativo”, remata.