A Air France assinala hoje, 15 de maio, o 80.º aniversário da sua rota Lisboa-Paris, uma ligação inaugurada em 1946 e que marcou o início da presença continuada da companhia aérea francesa em Portugal.

A primeira operação foi realizada com um avião Douglas DC-3, num serviço semanal entre Paris, Bordéus e Lisboa. Oito décadas depois, a Air France continua a ligar Portugal a França e ao mundo através do seu hub global no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, em articulação com a KLM, a Transavia e a parceira transatlântica Delta Air Lines.
No verão de 2026, a companhia vai operar até cinco voos diários entre Lisboa e Paris-CDG, reforçando a importância da rota no quadro da operação do grupo em Portugal.
Laurent Perrier, diretor-geral para Portugal e Espanha da Air France-KLM, destaca que “o notável percurso de 80 anos da rota Lisboa-Paris é uma prova do profundo compromisso” da companhia com Portugal. O responsável sublinha ainda que esta presença histórica, apoiada pelas equipas locais, constitui “motivo de imenso orgulho”.
Segundo o mesmo responsável, os laços do grupo com Portugal remontam a 1940, no caso da KLM, e a 1946, no caso da Air France, tendo servido de base a um investimento contínuo no mercado nacional. Laurent Perrier recorda ainda que a Air France e a KLM aumentaram, em conjunto, a sua capacidade em Portugal em 44% desde 2019.
Este verão, a Air France e a KLM vão reforçar em 11% a sua capacidade em Portugal face ao período homólogo. Em conjunto com a Transavia, o grupo opera 29 rotas e até 346 frequências semanais, ligando cinco aeroportos portugueses — Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada — a uma rede global com mais de 320 destinos.
A história da Air France em Portugal começou ainda antes da inauguração oficial da rota Lisboa-Paris, com voos exploratórios e a inclusão de Lisboa, em 1939, na rota Marselha-Oran-Lisboa, que permitia ligação transatlântica à América do Norte através da Pan Am.
A 15 de maio de 1946, a companhia iniciou oficialmente as suas operações em Portugal com a rota semanal Paris-Bordéus-Lisboa. Nos anos seguintes, seguiram-se novas ligações, incluindo Paris-Lisboa-Rio de Janeiro, em setembro de 1946, Paris-Lisboa-Casablanca, em setembro de 1947, e Paris-Lisboa sem escalas, a partir de fevereiro de 1948.
Também a KLM mantém uma ligação histórica ao país. Em 1942, um Douglas DC-3 da companhia neerlandesa inaugurou o serviço comercial no Aeroporto da Portela, em Lisboa. Desde então, Air France e KLM têm vindo a consolidar a sua presença em Portugal, reforçando a conectividade aérea entre o país, a Europa e o resto do mundo.




















































