1

Air France com 171 destinos no inverno, incluindo cinco novos a partir de Paris- Charles de Gaulle

Após um verão marcado por uma forte procura de viagens, a Air France continua a reabrir a sua rede global. Durante a época de inverno 2022-2023 (novembro de 2022 a março de 2023), a companhia vai servir 171 destinos, incluindo 86 no longo-curso e 85 no curto e no médio curso. Toda a frota da companhia vai estar em operação e o nível de capacidade em toda a rede será próximo do realizado no inverno de 2019. Estes destinos podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via hub em Paris-CDG.

As novas cabines no longo-curso da Air France vão descolar no final deste ano. A companhia prossegue a sua estratégia de aprimoramento de gama e está, aos poucos, a instalar em 12 Boeing 777-300 ER uma nova poltrona Business, que se transforma numa cama real de quase 2 metros de comprimento. Uma nova porta de correr permite ainda tornar totalmente privado o seu espaço, preservando-o do resto da cabine. O primeiro voo vai acontecer nas próximas semanas, tendo como destino Nova Iorque – John F. Kennedy (JFK).

Oferta em Portugal

A oferta da Air France cresce 18% este Inverno em Portugal face a período homólogo de 2021 – i.e., idêntica à oferecida e operada em 2019. Este aumento de oferta tem por base mais frequências de/para o Porto a partir de Paris-CDG (sete voos semanais vs. seis voos/semana em 2021) e aviões de maior capacidade entre Lisboa e o hub da companhia em Paris-CDG (4 frequências diárias em cada sentido, ou seja, idêntico ao inverno passado). Esta oferta é complementada pela do seu parceiro dos Países Baixos, a KLM, que continua a operar voos entre Lisboa ou o Porto e o hub da companhia em Amesterdão-Schiphol.

Longo-curso: abertura de Paris-CDG – Newark, retoma da Cidade do Cabo (África do Sul) e de Tóquio-Haneda (Japão)

A Air France está a prosseguir a sua política proativa em termos de capacidade nas regiões geográficas mais resilientes, incluindo a América do Norte e África.

Na América do Norte, e pelo segundo inverno consecutivo, a Air France vai operar uma ligação direta entre Pointe-à-Pitre (Guadalupe) e Montreal (Canadá) a partir de 22 de outubro de 2022, com dois voos por semana operados em Airbus A320.

Enquanto companhia líder na rota Paris-Nova Iorque, a Air France inaugura, a 12 de dezembro de 2022, uma ligação direta diária entre o seu hub em Paris-CDG e o Aeroporto New York-Newark Liberty (EWR), o segundo aeroporto internacional a servir Nova Iorque e a região circundante. Este voo diário operado em Boeing 777-200 ER marca o regresso da Air France a Newark, destino histórico da companhia servido diretamente até 2012. Este voo será adicionado ao produto do tipo “Shuttle” oferecido entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK, com seis voos diários operados pela Air France e 2 pela sua parceira na aliança Skyteam, a Delta Air Lines.

Finalmente, a ligação de verão Paris-CDG – Dallas será estendida para o inverno, com 3 voos/semana operados em 777-200 ER.

Em África, a Air France vai, a partir de 30 de outubro de 2022, retomar os seus voos entre Paris-CDG e a Cidade do Cabo (África do Sul), suspensos desde o início da crise da Covid. 3 voos/semana serão oferecidos em Boeing 787-9. Além da Cidade do Cabo, vai servir Joanesburgo (África do Sul), com 7 voos semanais.

Curto e médio-curso: foco em destinos de inverno com quatro novas rotas sazonais de Paris-CDG para a Áustria, Noruega e Finlândia

O inverno 2022-2023 vai ser marcado pela extensão da oferta para destinos de inverno e o norte da África.

A partir de 30 de outubro de 2022, a Air France lança um novo serviço entre Paris-Orly e Casablanca, com um voo diário operado em Airbus A320. Na mesma data, a ligação Nice – Londres Heathrow (Reino Unido), até então oferecida apenas no pico do verão, passa a ser anual, com um voo diário em Airbus A320.

O serviço sazonal Paris-CDG – Rovaniemi (Finlândia), inaugurado em 2021, vai ser retomado este ano a partir de 27 de novembro, com até 1 voo diário operado em Airbus A320 durante os feriados de fim de ano.

Em 10 de dezembro de 2022, quatro novos destinos juntam-se à rede da Air France:

  • Kittilä (Finlândia) e Tromsø (Noruega), vão ser ambos servidos uma vez por semana, respetivamente em A320 e Airbus A319. Tromsø será o destino mais a norte de toda a rede Air France-KLM.
  • Innsbruck e Salzburg (Áustria), respetivamente com 2 e 1 voos/semana, vão ser operados em Embraer 190 a partir de 10 de dezembro de 2022.
  • Finalmente, as linhas de verão Paris-Orly – Tunes (Tunísia), Marselha – Argel (Argélia), Toulouse – Argel (Argélia) e Toulouse – Oran (Argélia) vão ser estendidas para a época de inverno.