Air France desvenda novo lounge no terminal 2F de Paris-Charles de Gaulle

A Air France revelou, a semana passada, o seu novo lounge icónico localizado no terminal 2F de Paris-Charles de Gaulle. Um convite para celebrar a arte da viagem à francesa, desde a chegada ao aeroporto ou durante o tempo de uma ligação.

Dedicado aos clientes Business e Flying Blue Elite Plus da rede de curto e médio-curso no espaço Schengen da Air France, este lounge é um dos maiores da companhia aérea, com uma área de 3.000 m2 e 570 lugares, distribuídos por dois níveis.

Em colaboração com as equipas da Air France e do Groupe ADP (Aéroports de Paris), todo o espaço e a maior parte dos móveis foram totalmente concebidos pela agência Jouin Manku, fundada pelo arquiteto canadiano Sanjit Manku e o designer francês Patrick Jouin. A ideia de levitação e de graça guiou a dupla criativa para oferecer aos clientes da companhia um momento verdadeiramente suspenso, um parêntesis pensado para sublimar a viagem.

Uma verdadeira ilha de calma e serenidade no centro da atividade aeroportuária, o espaço, curvilíneo e descontraído, é aberto, arejado, compreensível à primeira vista. Antes de embarcar e dependendo do tempo que dispõe, cada um pode encontrar o seu lugar para descansar, refrescar-se, comer ou trabalhar.

Todos os materiais utilizados, terrazzo, pedra de lava, madeira, escolha de couro e tecidos, foram rigorosamente selecionados para durar ao longo do tempo. O mobiliário é sólido e funcional, dotado de um design ao serviço do conforto. Encontramos as cores da identidade da Air France – tons de azul, forte presença de branco, toques de vermelho – bem como o acento, símbolo da marca Air France, e o cavalo marinho alado, símbolo histórico da companhia que relembra a sua fecunda história.

No piso térreo, fluidez e conectividade
Depois de atravessarem uma passadeira projetada como um hall de transição, os clientes da companhia são recebidos pelas equipas da Air France à entrada do lounge. Para maior fluidez, os pórticos permitem-lhe fazer o scan do seu cartão de embarque e ter acesso direto ao espaço. O depósito de bagagens e uma vitrine com acessórios de viagem do Air France Shopping estão também disponíveis.

Os clientes descobrem, de seguida, uma escultura monumental que liga o espaço de acolhimento e o salão. Esta obra, inspirada nas asas de um avião, simboliza a leveza, a tecnologia e o vanguardismo. Reforça ainda o espírito de “casulo” que domina o salão.

Ao fundo, uma “vista da pista” magistral é revelada. Uma verdadeira janela aberta para o céu e o asfalto do aeroporto, atravessa todo o espaço e acolhe uma bela luz do norte que ilumina o salão, sem nunca ofuscar. Ao amanhecer e ao anoitecer, o olho da pista brilha subtilmente, infundindo calor e conforto.

O wi-fi encontra-se acessível gratuitamente e muitas tomadas permitem-lhe recarregar os seus aparelhos elétricos. Um espaço dedicado aos clientes Flying Blue Ultimate, diretamente acessível a partir da receção, oferece um serviço totalmente personalizável e dispõe de vários salões privados.

Do lado da restauração, os quiosques gourmet estão repartidos por piso. Tingidos de notas acobreadas de champanhe, comunicam o requinte e a simpatia da cozinha francesa. A oferta gastronómica evolui ao longo do dia. Para uma restauração de viagem com espírito de padaria, estão disponíveis a qualquer momento mini-sanduíches, saladas e quiches quentes. O entretenimento é também oferecido num balcão dedicado: oferta de panquecas de manhã, pratos do dia preparados por um chef ao almoço, serviço de aperitivos. Os queijos e sobremesas vêm completar o conjunto, pensado num espírito “bistronómico”. A adega, selecionada por Paolo Basso, melhor sommelier do mundo em 2013, oferece uma rica seleção de vinhos e champanhes. Finalmente, uma vasta área “detox” combina uma atmosfera Zen e uma diversidade de chás e tisanas.

Numa abordagem eco-responsável, a Air France privilegia os produtos regionais e sazonais. Além disso, para limitar o consumo de plástico descartável, a companhia coloca à disposição dos seus clientes fontes de água em todo o lounge. Também dá atenção especial à separação e à reciclagem dos serviços de restauração.

No centro do lounge, uma escadaria monumental convida a descobrir os espaços situados no andar de cima e a aproximar-se da vista da pista.

Lá em cima, para ter tempo para recarregar as baterias
Os viajantes com mais tempo vão encontrar zonas de descanso no andar de cima. Uma área dedicada dispõe de grandes poltronas reclináveis confortáveis e uma iluminação suave para se deitar num ambiente acolhedor. As poltronas permitem ainda desfrutar de uma vista única sobre as pistas.

Um espaço de tratamento Clarins propõe aos clientes descobrir o novo conceito de Traveller Spa. Beleza express ou tratamentos de resplandecência, os tratamentos faciais personalizados de 20 minutos são oferecidos para se preparar serenamente para a viagem. Finalmente, uma zona de bem-estar com dez chuveiros e um vestiário está também disponível. Um momento de rejuvenescimento ideal no tempo de uma correspondência.

Air France Protect, para uma viagem com toda a serenidade
No quadro do programa “Air France Protect”, a companhia garante as mais estritas medidas sanitárias em cada etapa da viagem. O uso de máscara cirúrgica mantém-se obrigatório em todo o salão. O gel hidroalcoólico está também à disposição de todos em diversos locais. Junto aos pontos de restauração self-service, os talheres são trocados regularmente. Finalmente, como a oferta da imprensa é limitada, os clientes são convidados a descarregar a aplicação Air France Play antes da partida, para beneficiarem de uma ampla escolha de jornais e revistas.