Air France irá renovar frota e apostar em voos mais sustentáveis

A Air France quer marcar os seus 90 anos com o comprometimento com o futuro da indústria da aviação e começará a sua aposta na renovação da frota, nas medidas operacionais e no uso de combustível de aviação sustentável, revelou fonte da companhia aérea à Ambitur.pt.

Com o balanço de 2022 a ser revelado em breve, a companhia aérea adiantou que “conseguiu navegar de forma robusta a forte retoma na procura de viagens, inclusive no mercado português”. No final do terceiro trimestre, e comparativamente ao mesmo período em 2019, o grupo registou receitas de 8,1 mil milhões de euros, 503 milhões de euros acima do valor pré-pandemia. A taxa de ocupação atingiu os 88% face aos 90% de 2019 e a capacidade chegou aos 89% da verificada nesse ano.

Em 2023, a Air France planeia “acelerar os seus esforços de desenvolvimento sustentável, fazendo o possível para permanecer na vanguarda do processo de descarbonização da indústria”, adianta a mesma fonte, já depois de ter iniciado no ano passado a incorporação de 1% de SAF (combustível de aviação sustentável) nos voos com partida de França e dos Países Baixos, indo “além dos requisitos obrigatórios da União Europeia”.

Já anunciado o aumento da oferta para 2023 entre Paris-Charles de Gaulle e Pequim, Xangai e Hong Kong, a partir de 1 de julho, também a Air France marca a abertura de Dar-es-Salaam e a continuação da rota para Nova Iorque-Newark – destinos que a companhia relembra que podem ser alcançados a partir de Lisboa ou Porto através do hub em Paris-CDG.

No entanto, o grande anúncio da companhia área é o compromisso com a aviação mais sustentável, revelando que irá renovar a sua frota com a introdução de aviões da família A320neo, com uma redução de 15% no consumo de combustível e emissões de CO2 e pegada de ruído 50% mais baixa, e com aviões da nova geração Airbus A220, Airbus A350 (com encomenda já feita de três A350-900 para passageiros) e Boeing 787.

A Air France confirmou ainda a aposta nas novas cabines de longo curso Business, incluindo um novo assento a bordo dos 12 Boeing 777-300s e Premium Conforto na KLM, confirmando a atenção para com os clientes da companhia.

Os objetivos do grupo passam pela redução de 30% por tonelada-quilómetro das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 (face a 2019), ter 64% de aviões de nova geração na frota até 2028 e o uso mínimo de 10% de SAF até 2030.

Por redação Ambitur.