Air France-KLM aumenta oferta 2% no verão de 2019

A Air France-KLM está a aumentar a sua oferta em 2% este verão (que começa a 31 de março e se estende até 27 de outubro de 2019) face à época estival anterior e oferece 58 novas rotas. Este crescimento reparte-se da seguinte forma: +1,3 % para a operação de passageiros da rede de longo-curso, +1,2 % para a operação de passageiros da rede médio- e pequeno-curso e +9,3 % para as operações low-cost da Transavia.

Segundo Benjamin Smith, diretor-geral da Air France-KLM, “os nossos clientes vão, a partir de 31 de março, poder voar numa das 58 novas rotas do grupo Air France-KLM com a Air France, a KLM e a Transavia. Estamos a desenvolver a nossa rede com um aumento de 2% na oferta e estamos empenhados em assegurar aos nossos clientes uma experiência de viagem irrepreensível e à altura das suas expectativas. Na Air France, isso significa uma harmonização da nossa oferta para os clientes premium e, na KLM, do fornecimento do melhor produto disponível em todos os voos. Enquanto grupo de transporte aéreo líder no longo-curso a partir da Europa e com mais de 100 milhões de passageiros transportados em 2018, o nosso objetivo, sustentado por todas as nossas equipas, é claro e empenhado: A Air France, KLM e a Transavia devem ser as marcas de referência dos nossos clientes em todas as suas viagens na Europa e globalmente.”

Globalmente, o Grupo Air France-KLM, incluindo a companhia low-cost Transavia e o parceiro joint-venture transatlântico Delta Air Lines, oferece, este verão, cerca de 588 voos semanais em 26 rotas de/ para cinco aeroportos em Portugal (Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada).

Este verão, a Air France e a KLM aumentam em 11% a sua capacidade em lugares-quilómetros oferecidos (do original, Available Seats-Kilometers ou ASK) de/para Portugal. O forte incremento deve-se, acima de tudo, ao reforço muito pronunciado da sua operação no Porto, em especial na ligação da Air France Porto – Paris-CDG, que sobe 126% de três para sete frequências semanais – no pico da estação (julho e agosto), a oferta total passa para 14 voos/semana ou dois voos/dia. Sublinha-se ainda, a partir de 24 de maio, a abertura do serviço sazonal diário da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston e o reforço do serviço sazonal direto entre Ponta Delgada e Nova Iorque, que passa para voo diário – das 5 frequências semanais no Verão precedente.

Oferta em Portugal este verão de 2019 (voos/semana): 28 rotas
– De Lisboa: Amesterdão (KLM), com 21 voos semanais, Amesterdão (Transavia), 11, Boston (code-share com Delta), 7, Paris-CDG (Air France), 28 (35 no pico da estação), Eindhoven (Transavia), 7, Nova Iorque-JFK (code-share com Delta), 7, Lyon (Transavia), 5, Nantes (Transavia), 7, Paris-Orly (Transavia), 19 (23 no pico da estação), e Roterdão (Transavia), 5;
– Do Porto: Amesterdão (KLM), 14 voos/semana, Amesterdão (Transavia), 9, Paris-CDG (Air France), 7 (14 no pico da estação), Lyon (Transavia), 7, Nantes (Transavia), 7, e Paris-Orly (Transavia), 31 (33 no pico da estação);
– De Faro: Amesterdão (Transavia), 14 voos semanais (18 no pico da estação), Eindhoven (Transavia), 10, Groningen (Transavia), 2, Lyon (Transavia), 5, Nantes (Transavia), 7, Paris-Orly (Transavia), 11 (14 no pico da estação), e Roterdão (Transavia), 13;
– Do Funchal: Amesterdão (Transavia), 3 voos semanais, Lyon (Transavia), 3, Nantes (Transavia), 3, e Paris-Orly (Transavia), 9;
– De Ponta Delgada: Nova Iorque-JFK (code-share com Delta), com 7 voos semanais.

Longo-curso: +1,3 %
Na sua rede de longo-curso, a Air France-KLM propõe quatro novos destinos. Dois deles com partida de Paris-Charles de Gaulle: Dallas (EUA) e Quito (Equador) com a Air France; e os outros dois com partida de Amesterdão-Schiphol: Boston e Las Vegas (EUA) com a KLM.

América do Norte
Nos Estados Unidos, a Air France vai inaugurar o serviço de Dallas num Airbus A330 totalmente renovado a partir de 31 de março e até o final da época com cinco voos semanais. A KLM vai voar pela primeira vez para Boston e Las Vegas, respetivamente a partir de 31 de março e 6 de junho. A companhia vai ainda aumentar as suas frequências de voo para San Francisco a partir de julho com um voo semanal adicional (seis voos por semana).

No Canadá, a Air France adapta-se à procura e aumenta o serviço de Toronto com três voos adicionais por semana em Boeing 777-200 equipado com as cabines de última geração (10 voos por semana).

América Central e do Sul e Caraíbas
No Brasil, desde o lançamento do novo serviço para Fortaleza em Maio passado, a Air France e a KLM confirmam o sucesso deste destino e propõem, respetivamente, um voo adicional para Fortaleza. Assim, três voos/ semana ligam Paris a Fortaleza e quatro voos/ semana Amesterdão a Fortaleza. Além disso, a partir de França e de 26 de junho, o serviço operado pela Joon passa a ser assegurado pela Air France.

Na Colômbia, a KLM aumenta o serviço de Bogotá e Cartagena com um voo adicional (cinco voos/ semana). Na Costa Rica, a Air France propõe três voos semanais, ou seja, um voo adicional. No Equador, a Air France inaugura a rota Paris-Quito em Airbus A340 com três voos semanais. Operado desde o início pela Joon, o serviço passa a ser assegurado pela Air France a partir de 26 de junho. E no Suriname, a KLM acrescenta uma frequência para Paramaribo a partir de 1 de julho, aumentando a sua capacidade para cinco voos por semana.

Nas Caraíbas, a Air France retoma gradualmente o serviço de Saint Martin e aumenta a sua oferta com um voo semanal adicional (três voos/ semana). A KLM acompanha esta dinâmica ao introduzir um voo suplementar na rota circular St Martin – Curaçau (três voos/ semana) a partir de 5 de julho de 2019.

No Peru, a Air France propõe um voo semanal adicional para Lima, oferecendo sete voos por semana.

No Panamá, os clientes da Air France beneficiam igualmente de um voo suplementar entre Paris e o Panamá (sete voos por semana).

Ásia e Médio Oriente
No Japão, o grupo Air France-KLM aumenta significativamente o serviço de Tóquio: dois voos suplementares para Tóquio-Haneda a partir de Paris com a Air France (14 voos semanais) e três voos adicionais para Tóquio-Narita a partir de Amesterdão com a KLM (10 voos por semana). Estes reforços em frequências aumentam em +12% a oferta do Grupo para o Japão.

Na China, a KLM acompanha esta dinâmica no continente asiático e oferece um voo adicional para Xangai (12 voos por semana).

Na Índia, os clientes da Air France desfrutam de uma nova experiência de viagem a bordo do Airbus A330 para Bangalore e Deli, graças às novas cabines de Business (36 lugares), Premium Economy (21 lugares) e Economy (167 lugares). 15 aparelhos vão ser completamente renovados até 2020.

África e Oceano Índico
No Quénia, a Air France propõe dois voos por semana adicionais para Nairobi, totalizando cinco voos semanais. A rota vai ser operada em Airbus A330 renovados.

Na Costa do Marfim, os clientes desfrutam de três frequências adicionais para Abidjan (17 voos/ semana).

Médio e pequeno-curso: +1,2 %
Na sua rede de médio e pequeno-curso, o grupo fortaleceu a sua oferta de destinos e correspondências com 26 novas ligações.

Ao longo do verão de 2019, o grupo Air France-KLM vai propor oito novas rotas a partir dos seus principais hubs e regiões:
• Com partida de Paris-Charles de Gaulle com a Air France: Belgrado (Sérvia), Tbilissi (Geórgia) e Lorient (França) a partir de 31 de março;
• Com partida de Amesterdão-Schiphol com a KLM: Wroclaw (Polónia) a partir de 6 de maio e Nápoles (Itália) a partir de 21 de abril;
• Com partida das regiões francesas com Air France HOP:
– A partir de Lyon – Lorient (França),
– A partir de Brest – Amesterdão (Holanda),

Ao longo da época alta estival, o grupo Air France-KLM vai propor 19 novas ligações:
• Com partida de Paris-Charles de Gaulle: Héraklion (Creta, Grécia) Olbia (Sardenha, Itália), Palermo (Sicília, Itália) e Split (Croácia) com a Air France.
• Com partida das regiões francesas com a Air France HOP:
• Com partida de Bordéus: Atenas (Grécia);
• Com partida de Toulouse: Copenhaga (Dinamarca) e Menorca (Espanha);
• Com partida de Marselha: Héraklion (Grécia) e La Rochelle (França);
• Com partida de Brest: Bastia (França) e Nice (França);
• Com partida de Caen: Calvi (França);
• Com partida de Nice: e La Rochelle (França) e Pau (França);
• Com partida de Rouen: Figari (França);
• Com partida de Nantes: Toulon (França);
• Com partida de Metz: Figari (França);
• Com partida de Perpignan: Estrasburgo (França);
• Com partida de Rennes: Calvi (França).

Transavia : +9,3 %
A Transavia vai reforçar a sua rede a partir de todas as suas bases em França (Orly, Lyon, Nantes) e nos Países Baixos (Amesterdão, Roterdão, Eindhoven) com 28 novas ligações:
• A partir de Eindhoven: Cracóvia (Polónia) em continuação do inverno e Zakynthos (Grécia);
• A partir de Roterdão: Nador (Marrocos) e Lanzarote (Espanha) em continuação do Inverno, Nice (França), Brindisi (Itália), Tânger (Marrocos), Corfu (Grécia), Kos (Grécia) e Zadar (Croácia);
• A partir de Amesterdão: Beirute (Líbano) em continuação do inverno;
• A partir de Groningen: Tenerife (Espanha) em continuação do inverno;
• A partir de Paris-Orly: Prolongamento de Tenerife (Espanha) em continuação do inverno, Brindisi (Itália), Nador (Marrocos), Menorca (Espanha), Kos (Grécia), Rodes (Grécia) e Zakynthos (Grécia);
• A partir de Nantes: Telavive (Israel) em continuação do inverno, Budapeste (Hungria), Mykonos (Grécia), Santorini (Grécia), Palermo (Itália), Copenhaga (Dinamarca) e Tunes (Tunísia).
• A partir de Lyon: Beirute (Líbano) e Casablanca (Marrocos).

Com partida dos Países Baixos, a companhia low cost do Grupo vai aumentar a sua oferta em 4,5%. Com partida de França, o crescimento total será de 16%.

Harmonização e simplificação do produto para uma melhor experiência de viagem
O grupo Air France-KLM harmoniza a distribuição das suas cabines na sua rede longo-curso, com o objetivo de garantir aos seus clientes uma experiência de viagem mais clara, simples e consistente.

Assim, a cabine La Première da Air France é proposta pelo menos uma vez por dia para São Francisco, Nova Iorque, Washington, Atlanta, Houston, Los Angeles, Cidade do México, São Paulo, Abidjan, Dubai, Beirute, Pequim, Xangai, Hong Kong, Tóquio-Haneda e Singapura. A companhia está a uniformizar as suas rotas, em especial destinando os seus Airbus A380 aos voos para os Estados Unidos. Finalmente, a Air France está a harmonizar os seus produtos e serviços, operando constantemente o mesmo tipo de aviões para destinos como Tóquio-Haneda, realizado diariamente em Boeing 777-200, Santiago do Chile em Boeing 777-300 ou Toronto em Boeing 777-300.

Por seu lado, a KLM oferece a nova World Business Class em todos os seus destinos de longo-curso. A nova cabine Economy encontra-se também disponível em todos os Boeing 777, 787 e Airbus A330.

Uma frota enriquecida e modernizada
A Air France vai acolher, a partir de setembro próximo, o seu primeiro Airbus A350 (324 lugares), sendo que seis outros aparelhos irão completar a frota até 2020. Durante o verão, a Air France vai ainda receber dois Dreamliner 787-9, completando assim a sua frota de 9 Dreamliner 787-9.

A KLM vai inaugurar, a 1 de julho próximo, a última versão do Dreamliner: o Boeing 787-10 (344 lugares). Este aparelho de última geração vem completar os 13 Boeing 787-9 da companhia, sendo que 7 outros Boeing 787-10 completarão a frota até 2020.

A Transavia transporta os seus clientes a bordo dos seus 79 Boeing 737 durante todo o verão 2019.

Acordos reforçados entre a Air France, a KLM e a Virgin Atlantic
A Air France, a KLM e a Virgin Atlantic anunciaram seu primeiro acordo de code-share a 4 de março, oferecendo aos respetivos clientes novas opções de viagem de/ para a América do Norte e mais oportunidades de ganhar Milhas através dos seus programas de fidelização. Graças a essa parceria, os clientes das três companhias aéreas podem criar a sua própria viagem transatlântica à medida, escolhendo entre as várias opções de voos operados pelas Air France, KLM, Virgin Atlantic e Delta.

Assim, os clientes da Air France e da KLM têm acesso a uma ampla escolha de voos suplementares com 24 novas rotas disponíveis entre o Reino Unido e a América do Norte, via Londres-Heathrow e Manchester. Eles vão ter acesso às frequências de voos mais importantes em rotas como Amesterdão – Miami via Londres-Heathrow, bem como opções adicionais entre Paris e Nova Iorque via Manchester.