A TotalEnergies vai fornecer combustível sustentável (SAF) às companhias do Grupo Air France-KLM, num total de até 1,5 milhões de toneladas até 2035. Trata-se de um dos maiores contratos de compra de SAF já assinados pela Air France-KLM até à data, e a companhia recorda, em comunicado, que em 2022 e 2023, foi o principal utilizador mundial de combustível mais sustentável, respetivamente com 17 e 16% da produção global.
Este contrato surge na sequência de um memorando de entendimento assinado em 2022 e que, na altura, dizia respeito ao fornecimento de 800 mil toneladas de SAF pela TotalEnergies. Ao reavaliarem agora em alta este acordo, os dois grupos reafirmam a sua ambição de limitar o impacto climático do transporte aéreo o mais rapidamente possível, para reduzir as emissões de CO2.
Até 2030, a Air France-KLM tem como meta uma redução de 30% nas suas emissões de CO2 por passageiro/km face a 2019, graças à renovação da frota, a medidas operacionais como a eco-pilotagem e à incorporação de pelo menos 10 % mais de SAF nos seus aparelhos. Estes objetivos ambiciosos vão além das obrigações regulamentares.
O SAF fornecido à Air France-KLM será produzido a partir de resíduos e desperdícios da economia circular, tratados em biorrefinarias e por coprocessamento nas refinarias francesas e europeias da TotalEnergies. Este será utilizado para comportar os voos das companhias do Grupo Air France-KLM a partir de França, Países Baixos e outros países europeus. O desenvolvimento do SAF está no centro da estratégia de transição da TotalEnergies para satisfazer a procura do setor da aviação.
A Air France-KLM adotou uma política de compras rigorosa, adquirindo apenas biocombustíveis de segunda geração que não competem com a cadeia alimentar humana ou animal, certificado RSB ou ISCC pela sua sustentabilidade.
Os SAF permitem uma redução de pelo menos 75% e de até 90% das emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida do combustível, face ao seu equivalente fóssil.
“A garantia dos volumes de SAF necessários para a nossa descarbonização é um grande desafio. Este acordo com a TotalEnergies é mais um passo neste sentido, e uma demonstração do nosso apoio de longa data ao desenvolvimento de uma fileira de produção de SAF em França e na Europa. Dispor de uma fileira sólida, capaz de satisfazer as necessidades da indústria, é uma questão de soberania e independência energética de primeiro plano para a Europa”, declarou Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM.
“O SAF contribui tanto para a transição energética dos nossos clientes da aviação, como para a transição industrial das nossas refinarias. Constituem, por isso, uma verdadeira fileira ‘win-win’ para o futuro da indústria e da aviação”, afirmou Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies. “Há 10 anos que somos pioneiros e investimos em biorrefinarias e unidades de produção de SAF em França e no desenvolvimento do coprocessamento nas nossas refinarias. Com base nestes sucessos industriais, pretendemos continuar esta dinâmica na Europa e em todo o mundo.”
Parceria de longa data entre a TotalEnergies e a Air France-KLM
O grupo Air France-KLM e a TotalEnergies colaboram há mais de 10 anos na experimentação e posterior utilização do SAF. Esta parceria teve início em 2014 com a “Lab Line for the Future”, uma experiência de dois anos durante a qual 78 voos da Air France entre Paris-Orly e Toulouse, e entre Paris-Orly e Nice, foram equipados com 10% de SAF fornecido pela TotalEnergies.
Em janeiro de 2020, a TotalEnergies e a Air France, juntamente com a Safran e a Suez, participaram no Apelo à Manifestação de Interesse lançado pelo governo francês para o surgimento de um setor francês de produção de SAF. E, desde 2022, a TotalEnergies fornece SAF às companhias do Grupo Air France-KLM em França, no âmbito do mandato de incorporação francesa.