O Grupo Air France-KLM assinou um memorando de entendimento para a compra de 60 aviões A220-300 com o objetivo de modernizar a sua frota. Com a aquisição do avião de corredor único mais eficiente e tecnologicamente avançado do setor, a companhia aérea refere em comunicado que vai beneficiar de “uma redução significativa no consumo de combustível e nas emissões de CO2 destes aviões, que vão ser operados pela Air France”.
Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM afirmou que “a aquisição dos novos A220-300s está perfeitamente alinhada com a estratégia geral de modernização e harmonização da frota da Air France-KLM”. Para o responsável, “este avião demonstra uma excelente eficiência operacional e económica, o que nos permite melhorar o seu impacto ecológico, devido à redução do consumo de combustível e de emissões de CO2. Também está perfeitamente adaptado à nossa rede nacional e europeia, o que permitirá à Air France operar de formar mais eficiente nas rotas de curta e média distância”.
Por seu turno, Guillaume Faury, diretor executivo da Airbus salientou que “é uma honra para a Airbus que a Air France, um cliente de longa data que valorizamos muito, tenha aprovado o novo membro da nossa família, o A220, para os seus planos de renovação da frota”. O responsável acrescentou ainda que “stamos empenhados em apoiar a Air France com os nossos A220, oferecendo as mais recentes tecnologias, níveis de eficiência e benefícios ambientais. Estamos também muito satisfeitos com esta parceria e ansiosos para ver o A220 voar com as cores da Air France”.
O A220 é o único avião construído propositadamente para o mercado de 100-150 lugares, oferecendo uma excelente eficiência na redução do consumo de combustível e um nível imbatível de conforto para o passageiro num avião de corredor único. O A220 junta uma aerodinâmica excecional com materiais avançados e a última geração de motores turbofan PW1500G, o que permite reduzir o consumo de combustível em 20%, comparativamente com os aviões da geração anterior.
A Air France opera atualmente uma frota de 144 aviões Airbus. Até fim de junho, o A220 conta com 551 encomendas, tendo todas as credenciais necessárias para ganhar a “Lion Share” do mercado de 100-150 lugares. Estima-se que este mercado chegue aos 7000 aviões nos próximos 20 anos.