Airbnb apoia a criação de um regulador europeu de serviços digitais

 A Airbnb está a favor da proposta de alteração da Diretiva de Comércio Eletrónico (o ‘Digital Services Act’), apoiando a “criação de um regulador Europeu”, com o objetivo de que o “futuro enquadramento regulatório sirva de um modo mais efetivo a todos os interessados, incluindo as cidades, os governos e as empresas”, anunciou o site de reservas em comunicado.

A Airbnb considera que um regulador único proporcionaria aos responsáveis políticos e às plataformas digitais a orientação necessária para apoiar o desenvolvimento de procedimentos regulatórios sólidos, que sejam efetivos para todos e que cumpram com as normas comunitárias. Este organismo regulador também ajudaria a garantir uma abordagem estável, previsível e consistente ao enquadramento regulatório em toda a UE, e poderia ajudar a mediar as conversações entre governos e empresas do sector no que diz respeito ao caminho correto, sempre que as regras e leis em desenvolvimento não sejam claras ou existam temas em disputa.

“Embora ainda falte muito para fazer e as nossas posições sobre esta matéria se encontrem nas primeiras etapas, está claro para nós que apoiamos a necessidade de um único organismo europeu de supervisão dos serviços digitais”, disse Chris Lehane, vice-presidente Senior Global de Políticas Públicas e Comunicação da Airbnb. A responsável acrescentou ainda que “nos últimos anos, os governos atualizaram as suas normas, e as plataformas como a Airbnb desenvolveram novas formas de se associarem aos governos. Mas essa jornada tem sido longa, por vezes confusa, e muitas vezes difícil. Queremos trabalhar com todos os agentes para assegurar que a Diretiva de Serviços Digitais proposta sirva a todos e proporcione o melhor enquadramento possível para cidades, governos e empresas”.

A Airbnb partilhou esta proposta através de um conjunto de cartas enviadas hoje a vários líderes de cidades europeias e representantes da UE. Nelas estão detalhadas as iniciativas que a empresa está a tomar sobre transparência, impostos, e confiança e segurança com o objetivo de ser um bom parceiro das cidades. Também adianta que a Airbnb está a trabalhar num acordo para disponibilizar dados e números – publicados de forma independente – sobre o impacto da Airbnb nas cidades de toda a Europa.

“O nosso compromisso com as cidades é de longo prazo e mesmo que como empresa não sejamos perfeitos, estamos sempre a aprender e continuaremos a avançar. Esta abordagem não só é coerente com a nossa missão de ser uma empresa do século XXI que sirva a todos os públicos, mas que também proporciona uma base sólida e sustentável para o crescimento futuro do nosso negócio a longo prazo”, sublinha Lehane.