Airbnb identifica tendências chave para o verão 2022

Airbnb identifica tendências chave para o verão 2022

A Airbnb acaba de divulgar as tendências chave para este verão que, segundo a plataforma, mostram como está a mudar a nossa forma de viver e trabalhar à medida que assistimos a uma revolução nas viagens.

As estadias de longa duração atingiram o seu máximo histórico no 1.º trimestre de 2022, mais do que duplicando em comparação com o 1.º trimestre de 2019, e continuam a representar cerca de uma em cada cinco noites reservadas. Além disso, quase metade das noites reservadas na Airbnb no 1.º trimestre de 2022 foram para uma semana ou mais.

No mundo de hoje, as pessoas estão a demonstrar uma maior flexibilidade sobre onde e quando podem viajar. A funcionalidade de pesquisa Sou Flexível da plataforma, introduzida apenas no ano passado, foi utilizada mais de dois mil milhões de vezes. Com maior flexibilidade, viu-se também utilizadores a reservarem casas em locais menos populares, e não apenas nos destinos habituais. No 1º trimestre de 2022, as 10 principais cidades no ranking da Airbnb representaram 8% das receitas, contra 12% no 1º trimestre de 2019. E quando os hóspedes diversificam os seus destinos, também distribuem os rendimentos dos anfitriões de forma mais ampla.

Os anúncios únicos também ganharam popularidade durante a pandemia e através da funcionalidade de pesquisa Sou Flexível. Assim, a plataforma está a introduzir um design de site totalmente novo, construído em torno das Categorias de Airbnb, que torna ainda mais fácil descobrir casas únicas que nunca se soube que existiam. Hoje, as Categorias de Airbnb incluem mais de quatro milhões de alojamentos únicos que são disponibilizados pelos anfitriões em todo o mundo.

Ao visitar a Airbnb, são agora apresentadas 56 categorias que organizam alojamentos com base no seu estilo único, localização ou proximidade a atividades de viagem. Uma nova categoria é Design, uma coleção de mais de 20.000 alojamentos escolhidos pela sua arquitetura icónica e interiores. O interesse por estes alojamentos está a crescer: as wishlists que contêm “design” no seu título cresceram 175% em 2021 em comparação com 2019; e durante 2021, foram acrescentados alojamentos únicos a quase 20 milhões de wishlists.

Com os hóspedes a permanecerem mais tempo e a aventurarem-se mais, a Airbnb está a introduzir uma nova e inovadora funcionalidade de estadias combinadas, que divide as viagens entre dois alojamentos. Com as estadias combinadas, normalmente, ver-se-á cerca de 40% mais anúncios quando se procura estadias mais longas.

Destaques das tendências de viagem de verão na Airbnb 2022

Este verão continuará a ver os hóspedes a viajar para mais longe e a permanecer num destino por mais tempo.

Num inquérito recente , mais de nove em cada 10 hóspedes ativos na Airbnb estão a considerar viajar este verão. A maior parte das viagens de verão não serão individuais, sendo que a maioria espera viajar com a família. Quando lhes perguntaram a razão que os levaria a utilizar a Airbnb para viajar este verão, a maioria dos hóspedes disse “aventura”. Mais de nove em cada 10 dos hóspedes inquiridos também têm datas de viagem flexíveis, pelo menos ocasionalmente.

Tendência de destinos para o verão – a nível mundial através de pesquisa no 1.º trimestre

1. Bodrum, Turquia
2. Ibiza, Espanha
3. Villasimius, Itália
4. Devon, Reino Unido
5. Korčula, Croácia
6. San Vito Lo Capo, Itália
7. Nîmes, França
8. Maine, EUA
9. Friburgo de Brisgóvia, Alemanha
10. San Teodoro, Itália

Tendências de viagens de verão:

● As viagens domésticas são fortes e representam mais de metade das noites reservadas no 1.º trimestre de 2022 para estadias de verão e excedem os níveis do 1º trimestre de 2019. As viagens internacionais recuperaram para níveis pré-pandémicos e continuam a crescer, com mais noites reservadas para estadias internacionais de verão em comparação com o 1.º trimestre de 2021.

● Apesar de os hóspedes continuarem a procurar alojamentos na costa para as suas viagens de verão (metade das noites são reservadas em anúncios num raio de 5 km/3 milhas da costa), as noites reservadas em anúncios mais interiores, localizados a mais de 100 km/62 milhas da costa, cresceram mais de 40% no 1.º trimestre de 2022 em comparação com o 1º trimestre de 2019. Da mesma forma, as noites reservadas nos alojamentos com a menor densidade populacional foram as que mais cresceram no mesmo período de tempo.

● As experiências de viagem únicas representam um apelo crescente para os hóspedes: as noites reservadas no primeiro trimestre de 2022 para viagens de verão em alojamentos únicos estão a crescer 80% em comparação com 2019. As casas pequenas (+173%), celeiros (+160%), casas em cúpula (+134%) e casas na árvore (+116%) têm registado um crescimento particularmente forte no interesse dos hóspedes. Os países que deverão ter o maior número de casas na árvore este verão são: EUA, França, Canadá, Reino Unido, Costa Rica.

● As viagens em família estão no auge. O verão é a estação mais movimentada para os check-ins na Airbnb para os viajantes, incluindo as viagens familiares.

● Os adultos mais velhos (60-90 anos) são o grupo etário de crescimento mais rápido para as noites reservadas no primeiro trimestre para viagens de verão, em comparação com o mesmo trimestre em 2019.

● No 1º trimestre de 2022, as experiências ao vivo recuperaram para além dos níveis pré-pandémicos do 1º trimestre de 2019. As categorias principais no primeiro trimestre de 2022 são: comida e bebida, natureza e desporto. O país de topo para estas experiências não-virtuais é a Itália.