Airbnb entregou a Lisboa 2,6 milhões de euros de taxa turística no primeiro semestre de 2018

Airbnb entregou a Lisboa 2,6 milhões de euros de taxa turística no primeiro semestre de 2018

A Airbnb entregou à Câmara Municipal de Lisboa mais de 2.6 milhões de euros de receitas de taxa turística cobrada, em nome dos anfitriões, durante o primeiro semestre de 2018.

A coleta e entrega da taxa turística faz parte de um acordo entre a Airbnb e a cidade de Lisboa para promover a partilha responsável de alojamento e simplificar os processos para todos os intervenientes. Infelizmente, as novas regras propostas para o Alojamento Local irão aumentar a burocracia e os custos.

“A Airbnb vai mais além dos hotéis na distribuição de benefícios às famílias e às comunidades locais. E torna também mais fácil para os anfitriões pagar sua justa parte dos impostos e contribuir financeiramente para a cidade. As novas regras propostas são um passo na direção errada, pois vão prejudicar as famílias locais e aumentar a burocracia para todos. Queremos tornar mais fácil – não mais difícil – o cumprimento da Lei e continuaremos a trabalhar com os legisladores sobre regras baseadas no senso comum”, afirmou Arnaldo Muñoz, Country Manager da Airbnb Marketing Services para Portugal e Espanha.

Também no Porto a Airbn entregou mais de 963 mil euros em taxa turística às autoridades da cidade durante a primeira metade de 2018. No total, desde abril de 2016 a Airbnb já colectou e entregou à capital portuguesa quase 8,1 milhões de euros em taxa turística paga pelos hóspedes, em nome dos seus anfitriões. Lisboa ocupa o 10º lugar entre os destinos mais desejados em 2018 para os viajantes que usam a Airbnb. Globalmente, a Airbnb remeteu € 9.1 milhões de euros de taxa turística em nome de anfitriões em Portugal, valores relativos às duas maiores cidades do país.

Airbnb é única plataforma que coleta a taxa turística em Portugal

A cobrança e entrega da taxa turística surge na sequência de acordos celebrado entre a Airbnb e as Câmaras Municipais de Lisboa (2016) e do Porto (2018) para promover uma partilha de alojamento responsável e simplificar a cobrança do imposto turístico para todos, em benefício dos residentes nas duas maiores cidades do país.

A Airbnb tem atualmente mais de 400 acordos com governos e autoridades locais em todo o mundo para cobrar a taxa turística (lista completa aqui). No total, já entregou mais de 700 milhões de dólares em nome dos anfitriões.

Recentemente a Airbnb alcançou em França um acordo histórico segundo o qual a plataforma cobrará a taxa turística em praticamente todas as localidades francesas (+23.000).

Expansão da oferta de Experiências atrai novos visitantes

A Airbnb decidiu recentemente alargar o seu serviço Experiências a todas as regiões de Portugal. Até agora, quem visitasse o nosso país poderia reservar mais de 450 Experiências em Lisboa, no Porto e no Algarve. A partir de agora os visitantes podem reservar Experiências pelo país inteiro – à medida que os habitantes locais começarem a enviar as suas candidaturas.

As Experiências estão disponíveis em Portugal através da plataforma da Airbnb há mais de um ano, com Lisboa e o Porto a surgir como alguns dos destinos de Experiências mais relevantes a nível mundial. Estas atividades são muito bem-sucedidas: o número total dos visitantes que reservaram uma Experiência em Portugal multiplicou-se por 12 nos últimos 11 meses.

Durante 2018 a Airbnb duplicará seus esforços para promover Experiências em novos destinos e categorias: a plataforma irá aumentar exponencialmente estes serviços e planeia lançar este tipo de atividades em mais de 1.000 locais antes do final deste ano, incluindo destinos remotos como a Ilha da Páscoa, Tasmânia e Islândia.

De facto, a experiência mais apreciada na conta do Instagram da Airbnb em 2018 é uma caminhada pela história do Porto com a Carlota, uma historiadora nascida e criada na cidade. Depois de dedicar a sua vida à preservação do património da Invicta, a Carlota partilha agora a história desconhecida do Porto com turistas de todo o mundo.

Refira-se que estão disponíveis na plataforma Airbnb mais de 14,000 experiências em cerca de 180 cidades de todo o mundo.