Airbus estima mercado de 4,6 triliões de dólares em serviços de aviões comerciais nos próximos 20 anos

A mais recente Global Services Forecast da Airbus estima um mercado mundial de 4,6 triliões de dólares em serviços de aviões comerciais entre 2018 e 2037. A nova análise baseia-se numa segmentação de mercado tripartida, focada respetivamente nos aviões, na operação aérea e na experiência do passageiro.

Os serviços de vida útil dos aviões representam o maior segmento de crescimento e incluem manutenção, ferramentas, formação técnica e atualizações de sistema – necessários para manter os aviões das companhias aéreas a voarem. Este mercado representa um valor acumulado de 2,2 triliões de dólares este período de 20 anos – passando de 76 biliões de dólares em 2018 para mais de 160 biliões de dólares por ano até 2037. Estes serviços são disponibilizados ao longo do tempo de vida útil desde o design ao desmantelamento. Nesta categoria, os fabricantes de aeronaves proporcionam aos clientes serviços essenciais que já vêm com o avião, incluindo representantes em campo e call centres para aviões em terra, por exemplo. O maior mercado a nível de valor é o da manutenção, cada vez mais caracterizado por recurso a contratos de “outsourcing” e “pagos-à-hora”. Além disso, à medida que a tecnologia e os novos materiais se vão desenvolvendo, a Airbus vê uma forte tendência para um recurso maior ao “outsourcing”. Os contratos de “pagamento-à-hora” permitem às companhias aéreas assegurarem e estimarem os seus custos de manutenção, podendo concentrar-se no core business: voar. A Airbus também prevê que as companhias aéreas cada vez recorram ao “outsourcing” da gestão de inventário.

A segunda grande categoria abrange os serviços de operações de voo – como formação de pilotos e soluções de planeamento de voo – e representará cerca de 1,5 triliões de despesa acumulada nos próximos 20 anos. É estimado que as frotas mais do que dupliquem para 48.000 aviões ao longo deste período, a tal ponto que a Airbus calcula que sejam necessários mais 540 mil novos pilotos nos próximos 20 anos. Esta tendência irá exigir formas mais “inteligentes” de formação usando novas tecnologias digitais.

A terceira componente do mercado global de serviços centra-se na experiência do passageiro que representará cerca de 0,9 triliões de dólares de valor acumulado ao longo dos próximos 20 anos. Isso abrange os serviços necessários para otimizar a experiência de voo, incluindo atualizações de cabine, formação da tripulação, entretenimento a bordo, conectividade e reservas. É expectável que este segmento mais do que duplique nos próximos 20 anos e cresça de 27 biliões de dólares para quase 70 biliões de dólares. Uma tendência evidente é que a conectividade permanente passe por um crescimento exponencial à medida que cada vez mais passageiros gerem as suas viagens usando um dispositivo que lhes proporciona toda a informação em tempo real acerca do aeroporto, voos de ligação, detalhes de recolha de bagagem, etc…

Após um crescimento anual de 18% nas suas receitas de serviços nos últimos dois anos, a Airbus tem como ambição tripliar estas receitas de mais de 3,2 biliões de dólares em 2017 para 10 biliões de dólares em receitas de serviços na próxima década.