AirHelp deixa conselhos para evitar contratempos nos aeroportos este verão

Após analisar os dados dos voos referentes ao verão de 2022, a AirHelp faz uma previsão de como será o panorama dos voos em Portugal, no verão de 2023. Greve (no país de origem e país de destino) e Jornadas Mundiais da Juventude podem ter um grande impacto neste panorama.

O verão chegou e, com ele, chegam também as desejadas férias que levam milhares de portugueses a viajar, levando ao natural aumento do tráfego aéreo. Para além disso, este ano, Portugal receberá, em agosto, as Jornadas Mundiais da Juventude e estima-se que chegarão ao nosso país mais de 1,2 milhões de jovens. Tudo isto poderá originar alguns constrangimentos nos voos, com cancelamentos ou atrasos dos mesmos, levando a uma alteração dos planos dos viajantes. Segundo dados da AirHelp, organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, entre junho e setembro de 2022, em Portugal, mais de 11 milhões de passageiros viajaram de avião, dos quais mais de quatro milhões (aproximadamente 39%) sofreu algum tipo de perturbação no seu voo (atraso ou cancelamento). Destes quatro milhões, mais de 286 mil passageiros tiveram direito a uma indemnização (que pode ir até 600€).

Face a um verão com grandes desafios, é possível que estes números aumentem significativamente, no mesmo período do presente ano, refere a AirHelp, em nota divulgada à imprensa. Assim, para prevenir e/ou evitar contratempos quando viajar de avião, a AirHelp oferece alguns conselhos:

– Selecione o melhor aeroporto. Para não começar logo com as férias ‘estragadas’, a AirHelp propõe que selecione o melhor aeroporto de partida, aumentando as hipóteses de chegar ao destino sem grandes percalços. De acordo com os dados da organização, os aeroportos portugueses com maior nível de cumprimento, entre os que registaram um tráfego superior a um milhão de passageiros no Verão passado, foram, por esta ordem: Faro, com mais de 70% dos passageiros que não sofreram qualquer constrangimento; em segundo lugar, o Aeroporto do Porto com 68% de passageiros e, no fim da lista, o Aeroporto de Lisboa com apenas 53% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação.

– Privilegie as companhias aéreas que apresentaram menor perturbação (e que viajem para o local selecionado). Em Portugal, no verão de 2022, as companhias aéreas com o maior volume de passageiros e também as mais fiáveis em termos de pontualidade foram, por esta ordem: SATA Air Açores com mais de 73% dos passageiros a não sofrer qualquer constrangimento; a Easyjet com 60% dos passageiros e, no fim da lista, a TAP Air Portugal com apenas 53% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação.

– Perturbações do tráfego aéreo noutros países. Os voos de e para alguns destinos podem ser cancelados ou sofrer atrasos. Em França, por exemplo, o apoio à greve nacional dos controladores aéreos poderá perturbar o tráfego aéreo este Verão e obrigar a desviar voos do espaço aéreo francês. Já no Reino Unido, a agitação laboral no aeroporto de Heathrow durante as férias da Páscoa obrigou a British Airways a cortar os voos e esta situação poderá repetir-se este Verão. Na Alemanha, a companhia aérea Lufthansa reduzirá a frequência de cerca de 34 mil voos nos próximos meses, à medida que a escassez de pessoal no setor da aviação continua.

– Perda de bagagem. De acordo com o relatório Baggage IT Insights 2023 da SITA, em média, mais de sete em cada 1000 bagagens registadas são extraviadas ou chegam atrasadas ao seu destino. Esta é uma situação mais frequente em voos internacionais ou quando existem voos de ligação. A AirHelp recorda que o passageiro afetado pode reclamar os atrasos e a bagagem perdida ou danificada.