A diretora de operações da Airmet, Susana Fonseca, em vésperas da 20ª Convenção do agrupamento de agência associadas, que vai decorrer entre 21 e 24 de novembro, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, em declarações a ambitur.pt, efetua um resumo do ano de 2024 e da estratégia de crescimento do grupo, aproveitando também para efetuar um balanço do recente 1º Airmet Summit, que decorreu na República Dominicana, reforçando a ideia de que há uma diferença que tentam implementar no mercado.
Como correu o ano, comercialmente falando, para a Airmet? Correspondeu às expectativas?
O ano superou todas as nossas expetativas, estamos a 14 de novembro e desde o dia 1 de janeiro que temos 120 novos balcões de agências associadas, que é um feito fantástico. Conseguimos desta forma chegar aos 498 balcões de agências de viagens associadas. E algo que nos enche de orgulho é o facto de as agências da rede nos ajudarem na captação de novos clientes, tornando-se também nossos “comerciais”. A consciencialização de que “Crescemos Juntos” está muito presente. Acreditamos piamente que somos o grupo que maiores vantagens apresenta à sua rede e este crescimento é a prova disso mesmo.
Em termos de estrutura/apoio à rede, que dinâmica implantaram? Que iniciativas levaram a cabo em 2024?
A Airmet não pára! Estamos sempre a procurar fazer mais e melhor. Melhorámos o nosso leque de parceiros estratégicos, criámos parcerias com inúmeras entidades protocolares de serviços complementares, lançámos uma plataforma de recrutamento para ajudar as nossas agências na procura de profissionais qualificados, implementámos o novo Book&Go – comparador hoteleiro, reforçámos ainda mais a nossa presença nas agências e fizemos ainda mais eventos que nos permitem manter um contacto direto com a nossa rede que para nós é fundamental.
Quais os objetivos do 1º Airmet Summit que decorreu nas últimas semanas na República Dominicana?
O principal objetivo esteve, desde sempre, centrado na capacitação dos gestores das nossas agências de viagens, inspirá-los a ir cada vez mais além, mostrando-lhes as mais recentes tendências e inovações para o setor de turismo. Sabíamos também, de antemão, que este seria um evento vocacionado para o fortalecimento de parcerias. Procurámos fortalecer as relações entre todos os envolvidos, promovendo um ambiente de networking estratégico.
O que o tornou possível este ano?
O evento foi viabilizado graças ao apoio de um dos Parceiros Premium que temos na rede Airmet, que é a W2M, que ajudou em toda a estrutura e logística do encontro.
Que balanço efetuam? Será para continuar no próximo ano?
O primeiro Airmet Summit foi um sucesso em diversos aspetos. Recebemos um feedback muito positivo dos participantes, que destacaram a relevância dos temas abordados e a estrutura do evento.
Diante do sucesso deste ano, estamos confiantes de que o Airmet Summit terá continuidade no próximo ano. O nosso objetivo é consolidar o evento como um ponto de encontro anual para os profissionais das nossas agências associadas, reforçando a nossa missão de promover o desenvolvimento e a inovação no setor.
Este é um evento que potencia também o destino escolhido? Pode ser por esta via uma ferramenta que permita aos destinos que apostam em turistas portugueses investirem e candidatarem-se a recebê-lo?
O Airmet Summit na República Dominicana foi um grande êxito. O evento não só promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, mas também valorizou o destino anfitrião, trazendo visibilidade internacional para a República Dominicana. Além disso, acreditamos que o Airmet Summit serve como uma excelente ferramenta para destinos que desejam atrair turistas portugueses, oferecendo uma oportunidade para que esses locais se posicionem no mercado português e demonstrem o seu potencial turístico. Com isto, abre-se espaço para que outros destinos que almejam receber o Airmet Summit no futuro possam investir e se candidatar a sediá-lo, aproveitando as vantagens que ele proporciona em termos de visibilidade e promoção turística.
Por Pedro Chenrim