Airmet Summit by… Clickviaja Santa Maria da Feira
A Airmet realizou o 1º Airmet Summit entre 28 de outubro e 5 de novembro na República Dominicana. O objetivo foi reunir 40 diretores de agências de viagens num evento de capacitação, formação e profissionalização, a que se juntaram vários momentos de diversão e descontração. A Ambitur esteve presente nesta primeira edição, que contou com o apoio do Grupo W2M, e falou com vários agentes que deixaram a sua visão sobre esta iniciativa. Desta vez é Rita Leal, cofundadora da Clickviaja Santa Maria da Feira, que nos deixa a sua visão.

Foi um verdadeiro privilégio fazer parte deste evento! Ainda por cima na República Dominicana. Vale lembrar que, para além das praias paradisíacas, natureza exuberante e povo acolhedor, a República Dominicana tem resorts fantásticos em regime TI que o mercado português tanto adora. Talvez por isso seja esta a receita do sucesso que continua a fazer com que seja um destino tão procurado pelo nosso mercado.
Realizar uma segunda edição do um Summit Airmet é, sem dúvida, um must do! É uma oportunidade de trazer novas abordagens, explorar tendências emergentes e aprofundar debates que permanecem em destaque no nosso setor.
Os temas abordados são, sem sombra de dúvidas, pertinentes, numa altura em que ferramentas como a inteligência artificial nos podem dar um grande boost, agregando valor, ajudando em coisas tão importantes como a integração da Inteligência Artificial, aumentando a segmentação, ajudando a personalizar a comunicação com os clientes, e infinitas possibilidades de integrar automatização no atendimento – melhorando tanto os tempos de resposta como a qualidade das mesmas.
A Inteligência Artificial é também uma grande ajuda na criação de conteúdos para as redes sociais (mostrou-se bastante eficaz melhorando o engajamento orgânico) – não nos podemos esquecer que nos tempos que correm as redes sociais são cada vez mais a nossa montra.
Ter uma agência de viagens não é para qualquer um, requer muito empenho, formação e resiliência. Num mundo cada vez mais competitivo onde as margens de lucro são reduzidas, ter que lidar com a gestão da expectativa dos clientes, pressupõe uma capacidade de adaptação constante de forma a sincronizar toda a burocracia envolvente:
Companhias aéreas (que tantas dores de cabeça nos têm dado);
Operadores;
Bed Banks;
Rent-a-cars;
Transferes;
Seguradoras, entre muitas outras coisas…
Exige-nos uma plasticidade quase sobre-humana e é neste contexto que o Summit veio trazer uma lufada de ar fresco. Por um lado, temos a formação efetiva, por outro, temos a oportunidade de nos encontrarmos com os nossos pares num momento de convívio num ambiente informal. Desta forma é mais fácil interagirmos uns com os outros, com tempo, e assim ajuda-nos a encontrar diferentes pontos de vista sobre a mesma problemática. Isto torna se essencial uma vez que nos mune de ferramentas essenciais, que nos ajudam a ultrapassar as dificuldades transversais ao setor. Perceber na primeira pessoa que não estamos sozinhos e que existem diferentes abordagens e formas de lidar com as adversidades, contanto sempre com a equipa do Airmet é sem sobra de dúvidas a receita para o crescimento. Volto com novos conhecimentos, perspetivas e, sobretudo, com uma motivação renovada para enfrentar os desafios futuros. Obrigada Airmet!
Ao raio x…

Melhor momento do evento: Inteligência artificial
O que se pode melhorar: Aumentar o número de participantes.
O principal motivo para uma segunda edição: o estrondoso sucesso
A pontuação para a equipa Airmet: Numa escala de 0 a 10 – 10
Leia também…