Albufeira distingue 35 empresas com estatutos PME Líder e PME Excelência

Categoria Business, Empresas

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Albufeira realizou uma cerimónia para promover o reconhecimento público do tecido empresarial do concelho. No passado dia 14 de abril, 35 empresas locais foram galardoadas com o selo de qualidade PME Líder e PME Excelência.

O Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, em parceria com os principais instituições bancárias a operar em Portugal, com vista a premiar as empresas que apresentem os melhores indicadores económico-financeiros e as melhores práticas de gestão. A partir do grupo das PME Líder que possuam os melhores desempenhos são selecionadas as empresas com o Estatuto PME Excelência, o que resulta para estas últimas condições acrescidas de visibilidade.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Durante a cerimónia, que decorreu no parque temático Zoomarine – uma das PME Excelência homenageadas – Carlos Silva e Sousa confessou sentir-se orgulhoso enquanto autarca com estas distinções, que simbolizam o esforço diário que as empresas locais fazem para se tornarem melhores. “A excelência é algo necessário num mundo cada vez mais competitivo. Albufeira é um concelho líder e de excelência que tem a responsabilidade de corresponder mais e melhor a esses padrões elevados de profissionalismo”. O presidente da Câmara Municipal salientou ainda que “este reconhecimento é extremamente motivador para as empresas num mercado cada vez mais concorrencial e serve também como incentivo para que ofereçam serviços de melhor qualidade a quem nos visita”.

De destacar que o Estatuto PME Líder e PME Excelência tem associado um conjunto significativo de vantagens, nomeadamente no que respeita ao acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos e serviços, facilidades nas relações com a banca e administração pública e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

Luís Araújo, presidente Turismo de Portugal

Luís Araújo, presidente Turismo de Portugal

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, afirmou sentir-se feliz com os resultados obtidos. De um total de 447 projetos Líder e 169 Excelência em todo o país, 268 empresas são da região algarvia. “O mais importante foi que a globalidade destes projetos apresentou um resultado 36% superior ao ano passado”, salientou.

Em Albufeira foram distinguidas 35 empresas Líder e 13 empresas Excelência, “que apresentam números económicos e financeiros, em alguns casos, muito melhores que a média nacional”. Luís Araújo deu o exemplo de três indicadores: a empregabilidade, com as empresas locais a empregarem 870 colaboradores; a rentabilidade sobre as vendas, em que a média nacional é de 7% e em Albufeira é de 11,3%; e a questão do EBITDA sobre as vendas cuja média nacional é de 18% e em Albufeira 28%. “Estão todos de parabéns e é uma grande honra ver empresas maioritariamente do setor turístico com esta performance e atividade em Albufeira”, destacou o dirigente, acrescentando que “o setor do turismo não é só camas e comida, há uma panóplia de negócios que queremos estimular e criar para que as empresas portuguesas estejam cada vez mais modernas e mais fortes”.

O presidente do IAPMEI divulgou também alguns números esclarecedores: “das 35 empresas distinguidas, 60% pertencem ao setor turístico. No total estão em causa 1200 postos de trabalho. Albufeira tem 17% das empresas excelência do Algarve, o que é um número muito importante”. Miguel Cruz apresentou ainda outros indicadores que marcam a diferença em relação ao comportamento médio da economia portuguesa: “para estas empresas o volume de negócios aumentou 20% em relação ao ano anterior; o resultado líquido duplicou relativamente a 2014; o capital próprio subiu 22%; a autonomia financeira média destas empresas é de 51%, número assinalável bem em linha com os melhores exemplos dos nossos parceiros europeus e bem acima da média nacional que ronda os 30%”. O presidente da Agência para a Competitividade e Inovação ressaltou que “a excelência não é uma competência, mas uma atitude”.

As PME Líder e PME Excelência têm um papel essencial na dinamização da atividade económica, na geração de valor e na criação de emprego. São essencialmente empresas de sucesso que apresentam elevados níveis de sustentabilidade e autonomia financeira, servindo de exemplo para a economia portuguesa.

EMPRESAS DISTINGUIDAS

PME Líder
A. J. Cabrita- Hotelaria, Lda.; Algarchapa – Comércio de Peças para Automóveis, Lda.; Algarosa – Sociedade Gestora de Hotéis, Lda.; ALÍSIOS II – Imobiliária e Turismo, S.A; Aquavintage, Lda.; Auto Rent V – Gestão, Aluguer, Compra e Venda de Viaturas, Lda; Avetunes – Comércio de Produtos Alimentares, Lda.; Barreto & Filhos, Lda.; Cabana Fresca – Exploração Turística e Hoteleira, Lda.; Carrasquinho & Filhos – Produtos Combustíveis, Lda.; Clotilde Teodósio Unipessoal, Lda.; Conforhotéis – Gestão de Hotéis, Lda.; Electro Lageado – Comércio de Material Elétrico, Lda.; Falésia Hotel, S.A; Fasbar – Exploração Bares e Restaurantes, Lda.; Feliz Augusto, Lda.; Garrafeira Soares – Comércio de Bebidas, S.A.; Gesminta – Gestão de Unidades Turísticas, Lda.; Harry Warner, Unipessoal, Lda.; Hotel Baltum – Explorações Hoteleira, Unipessoal, Lda.; Interjumbria – Empreendimentos Turísticos e Industriais, S.A.; João Manuel Palmeira Labisa e Anabela da Conceição Martins Labisa; José Lopo & Luía, Lda.; L.Barreto & M.Barata, Lda.; Luísa Paula Calado – Comércio de Frutas, Lda.; Manuel & Amadeu Pereira – Explorações Hoteleiras, Lda.; Master Natura – Gestão de Espaços Verdes, Lda.; Mundo Aquático – Parques Oceanográficos de Entretenimento Educativo, S.A.; Octur – Organizacões e Construções Turísticas do Algarve, S.A.; Pão da Aldeia, Lda.; PCA – Parque de Campismo de Albufeira, S.A.; SEEC – Sociedade de Exploração Hoteleira e Similares, Lda.; Sodimedronheira – Supermercados, Lda.; Somanim – Sociedade de Manutenção de Imóveis, S.A.; Vegabar – Investimentos Turísticos, Lda.

PME Excelência
ALÍSIOS II – Imobiliária e Turismo, S.A; Aquavintage, Lda.; Auto Rent V – Gestão, Aluguer, Compra e Venda de Viaturas, Lda; Electro Lageado – Comércio de Material Elétrico, Lda.; Garrafeira Soares – Comércio de Bebidas, S.A.; Gesminta – Gestão de Unidades Turísticas, Lda.; José Lopo & Luía, Lda.; L.Barreto & M.Barata, Lda.; Luísa Paula Calado – Comércio de Frutas, Lda.; Mundo Aquático – Parques Oceanográficos de Entretenimento Educativo, S.A.; Octur – Organizacões e Construções Turísticas do Algarve, S.A.; Sodimedronheira – Supermercados, Lda.; Somanim – Sociedade de Manutenção de Imóveis, S.A.