Albufeira: Natureza, desporto e cultura complementam Sol e Mar

Carlos Silva e Sousa
Carlos Silva e Sousa, presidente da autarquia.

Considerado um destino turístico de referência, Albufeira pretende continuar a atrair turistas não só por aquilo que a define a um primeiro olhar – o binómio Sol e Mar – como também por uma grande diversidade de atrações que vão desde a gastronomia ao golfe, comércio, paisagem, animação noturna, actividades culturais e desportivas. Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, não hesita em sublinhar que o município conta com “uma hotelaria de excelência, restauração de qualidade, um clima fantástico e uma oferta de lazer ideal para acolher eventos de diversas naturezas”. Para combater a natural sazonalidade, comum a todos os destinos cujo produto turístico assenta no Sol e Mar, tem havido uma aposta no chamado turismo de natureza, desporto e cultura.
AlbufeiraO turismo desportivo é, para o responsável, uma aposta já ganha, nomeadamente na área do futebol e do atletismo, pois “Albufeira reúne um conjunto de fatores ideais para receber este tipo de estágios durante a época baixa, apresentando um clima único e infraestruturas de qualidade”, refere Carlos Silva e Sousa. No fundo, a autarquia assume estar a trabalhar para valorizar aquilo que tem para oferecer além do Sol e Mar, ou seja, o património histórico, etnográfico e gastronómico.
Na época balnear, o programa de animação turística é vasto, com concertos, exposições e mostras culturais, como o Festival Al-Buhera, as Festas do Pescador e as festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Orada e de São Vicente, entre outras. As praias consagradas como as melhores do país, liderando os galardões a nível ambiental, são outro chamariz. São 25 bandeiras azuis e 21 zonas balneares classificadas com Qualidade de Ouro. Por fim, o fim de ano é outro marco nacional no calendário desta região, atraindo um público vasto a Albufeira.
E os resultados estão à vista, com 2015 a apresentar “uma das melhores taxas de ocupação de que há memória”, recorda o autarca. E sublinha que é essencial “oferecermos um produto de qualidade e, depois, saber promovê-lo e vendê-lo” pois “há que motivar as pessoas a visitarem Albufeira e cativar os que cá estão a regressar”.