Albufeira recebe em maio o Festival “Algarve Jazz Gourmet Moments”

Apresentado na passada sexta-feira, o Algarve prepara-se para receber o festival “Algarve Jazz Gourmet Moments”, que durante três dias, de 12 a 14 de maio, vai trazer ao palco do Centro de Congressos de São Rafael alguns dos maiores ícones do jazz mundial, dando a conhecer vários estilos deste género musical.

Na apresentação, que decorreu no Hotel São Rafael Atlântico, esteve presente Dália Paulo, comissária do “365 Algarve”, Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Vítor Vieira, vice-presidente da APAL, Bruno Silva, diretor do São Rafael Atlântico e Hugo Alves, maestro da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA).

De acordo com a organização, trata-se de um “evento inovador que combina o melhor do Jazz à excelência da gastronomia algarvia com o pretexto de criar uma experiência única de sons e sabores, para o que foram convidados vários restaurantes do concelho que irão preparar ementas especiais para os dias do festival”. Os produtos da região irão estar em destaque numa versão gourmet.

Dália Paulo agradeceu a todos os parceiros, tendo referido que o “Algarve Jazz Gourmet Moments” é um dos grandes projetos integrados no “365 Algarve” – um programa que junta duas secretarias de estado no terreno, nomeadamente a Cultura e o Turismo com o objetivo de reforçar a programação cultural durante a época baixa e média baixa.

“É um casamento perfeito entre Turismo e Cultura e é muito importante porque vem complementar aquilo em que somos conhecidos – o sol e o mar – com a valorização da cultura e das nossas tradições de forma inovadora. O sucesso dos destinos está na diferenciação que se consegue com alguns pormenores e o que nos diferencia é a nossa gente, a nossa cultura e identidade próprias. Este programa é ao mesmo tempo um aglutinador de diferenciação e um potenciador de autoestima”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, por sua vez, sublinhou que o evento enquadra-se totalmente nos objetivos estratégicos do Município. “Ao aliar a modernidade intemporal do jazz à intemporalidade da gastronomia, este evento constitui um grande desafio,  permitindo criar experiências muito positivas que espero possam ser replicadas fora de portas”, disse.

Alexandra Gonçalves reiterou a importância do evento, destacando que reúne todos os ingredientes para integrar  a classe de “Experiências que Marcam”. A diretora regional de Cultura do Algarve frisou que “a música é uma forma universal de comunicação e que no Algarve Jazz Gourmet estão envolvidos todos os sentidos: juntamente com a música temos o paladar (gastronomia) e o tato (artesanato) que associados à inovação vão gerar experiências memoráveis a quem participa, que irá passar a palavra a familiares e amigos, convertendo-se em excelentes veículos de promoção do destino”.

Quanto ao festival, no primeiro dia, o palco será de Tom Hanrell, num concerto instrumental com a Orquestra de Jazz do Algarve. No segundo dia, Virginie Teychné Quintet trará um jazz com “vertentes quase étnicas, recordando algumas sonoridades mediterrânicas”, enquanto que no último dia se vai ouvir um jazz mais clássico com o quarteto de Jane Monheite, explicou Hugo Alves.

O “Algarve Jazz Gourmet Moments” vai estar integrado no circuito internacional da Mezzo TV, o que irá permitir  levar o evento e o nome de Albufeira e do Algarve a aproximadamente 60 países, durante duas semanas.

Os bilhetes diários já estão à venda online em https://algarvejazzgourmetmoments.bol.pt/, pelo valor de 15 euros.