Albufeira volta a apostar no mercado turístico canadiano

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira, numa ação de promoção que contou com o apoio da Delegação do Turismo de Portugal no Canadá e do Município de Albufeira, realizou de 15 a 17 de outubro, uma ação de promoção no Canadá, constituída por dois workshops, os quais foram dirigidos aos Operadores Turísticos, Agentes de Viagem, e Comunicação Social de Montreal e Toronto.

Acompanhada por uma força de vendas constituída por 16 empresas das mais variadas áreas de negócio: rent-a-car, golfe, congressos e incentivos, hotéis, DMCs, resorts, apartamentos, entre outras, a APAL, apresentou-se nestas duas cidades, pelo segundo ano consecutivo, devido ao sucesso que teve no ano de 2018, com o objetivo de dar continuidade à promoção do destino, apresentar novos produtos, e reforçar a notoriedade da marca Albufeira e do Algarve, junto do trade daquelas que são as maiores cidades Canadianas: Toronto, no estado do Ontário, com 2.615.060 habitantes, e Montreal, no Québec, com 1.649.519 habitantes.

Os workshops têm sido o modelo de ação promocional definido pela APAL para a aproximação da oferta à procura, e neste caso, entre as empresas de Albufeira que oferecem os produtos e serviços turísticos, com as agências de viagem e operadores turísticos canadianos, criando assim um momento de apresentação e de contratação entre as empresas de Albufeira e as mais de 150 Agências de Viagem e Operadores Turísticos que participaram nas duas ações promocionais.

Os workshops contaram ainda com a presença institucional de duas das principais Companhias Aéreas com voos directos para Lisboa, Açores e Faro, AirTransat e SATA Azores Airlines, em Toronto e Montreal, sendo uma ação promocional que, para além da apresentação do destino de Albufeira e do Algarve e da sua força de venda, pretendeu, acima de tudo, apresentar também Portugal como um destino turístico que está na moda. Seguido de um jantar com uma ementa tipicamente portuguesa, foram realizados sorteios de vouchers semanais com oferta de atividades de animação turística e contaram ainda com o grande prémio do sorteio de uma estadia com oferta do Voo da TAP, que fez as delícias dos convidados presentes nestes workshops.

Lisboa e Porto têm sido as principais cidades portuguesas que no momento mais crescimento turístico têm assinalado, sendo importante aproveitar e beneficiar deste crescimento, para apresentar outras regiões do país, neste caso Albufeira e o Algarve.

De notar que os turistas canadianos que procuram o Algarve para férias, fazem-no essencialmente entre outubro e abril, sendo a época alta deste mercado em março, com estadias de longa duração superiores a 28 noites, sendo assim, um dos mercados eleitos pela APAL a investir com o objetivo de se alcançar um maior esbatimento da sazonalidade. De reforçar que após terem sido abertas mais 2 rotas directas para Lisboa e para o Porto, entre os meses de Janeiro a Abril, serão também um forte contributo para o crescimento deste mercado, bem como uma expectiva de uma rota direta para Faro a partir de abril.

Segundo estatísticas da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, o mercado turístico canadiano tem sido um dos mercados que nestes últimos anos tem tido um maior crescimento na época baixa/média, tendo crescido em 2018 cerca de 20%, representando para a região do Algarve em 2018 cerca de 200.000 dormidas.

O potencial do mercado fala por si, sendo que desde o ano passado tem tido um crescimento visível para todos os agentes económicos da região, será um mercado em que a APAL, irá certamente continuar a apostar, por forma a continuar a contribuição do crescimento turístico da região.