Aldeias do Xisto e AICEP assinam protocolo para internacionalização

No próximo dia 23 de junho, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, à beira do Rio Zêzere e animada pelo Festival Raiz d’Aldeia, celebra-se a assinatura do protocolo entre a AICEP- Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal, e a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A assinatura deste documento formaliza aquilo que já vem sendo uma estreita colaboração entre a ADXTUR e a AICEP, e cuja primeira ação concreta ao abrigo deste protocolo será a participação das Aldeias do Xisto no stand que vai representar Portugal na conceituada feira de design Tent London, que decorre de 22 a 25 de setembro, na capital britânica. Uma participação que está também a ser articulada com a Direção Geral das Artes, que terá igualmente um pavilhão de representação de Portugal, na Bienal de Design de Londres, e que decorre de 7 a 27 de setembro subordinada ao tema “Utopia”, celebrando os 500 anos da edição da obra clássica de Thomas More (1516).

Perseguindo a missão de gerar atratividade para o seu território, a ADXTUR vê nesta parceria com a AICEP uma forma de qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural, sectores em que a marca Aldeias do Xisto é já uma referência a nível nacional. No fundo, tal como referiu Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, trata-se de “explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atração e fixação de estrangeiros através de projetos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas”, e assim continuar a gerar contributos fundamentais para a construção do caminho de transformação social e económica a que as Aldeias do Xisto se propõem. Um caminho em que o mais importante são os passos dados no âmbito da inovação e abertura ao exterior através da inserção internacional dos associados privados da ADXTUR, explorando novas ideias, caminhos e circuitos de comercialização.

Como ações concretas previstas no protocolo, destacam-se a participação conjunta em ações no estrangeiro com projetos nas áreas da cultura, natureza, craft e design, em certames internacionais com elevado impacto potencial no desenvolvimento e na comercialização de bens e serviços produzidos no interior de Portugal, e ainda a colaboração e participação nas ações de captação de investimento em mercados de interesse comum e previamente identificados.