Aldeias do Xisto inauguram “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor”

Em pleno reino da cereja, por entre vegetação exuberante e paisagens idílicas, as Aldeias do Xisto desafiam a percursos singulares pela Serra da Gardunha. A “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” das Aldeias do Xisto tem nos seus dois primeiros quilómetros de subida, até à chegada à aldeia de Alcongosta, a companhia de extensos pomares de cerejeiras. Com inauguração marcada para 10 de abril, esta nova Subida Épica estreia-se no mês onde a paisagem é única.

Nos quilómetros iniciais da “Subida Épica do Fundão – Cerejeiras em Flor” as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação à povoação. Conhecida como Capital da Cereja, a aldeia de Alcongosta destaca-se pelo seu brasão composto por duas cestas de vime com cerejas e um castanheiro, e pelo seu temível pavê, um piso sobre o qual se atravessa toda a localidade durante 1272 metros e uma inclinação superior a 7%.

A última casa da aldeia, marca também o fim do pavê e o início da Estrada Florestal de Alcongosta, onde se espera uma inclinação média que oscila entre os 6% e os 7%. Aqui, as cerejeiras vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, indispensáveis nos dias quentes.

Ao atingir o último quilómetro de subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo apreciar toda a Cova da Beira, com destaque para as cidades do Fundão e da Covilhã e para a Serra da Estrela. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natural Glamping da Gardunha, onde o contato com a natureza do campismo e o conforto se encontram em perfeita sintonia.